A recente queda fez com que o preço da Bitcoin descesse abaixo do limiar dos 90 mil dólares, negociando em mínimos de sete meses, depois de ter atingido um pico superior a 124 mil dólares. Esta descida representa uma perda de cerca de 25,4% desde o seu máximo a 7 de outubro. A volatilidade acentuada deste ano é descrita como um autêntico “carrossel”, com o ativo a registar uma subida de mais de 55% entre o seu ponto mais baixo em abril e o pico em outubro, apenas para reverter grande parte desses ganhos.

A causa principal para esta correção, segundo analistas, é a mudança de sentimento do mercado em relação à política monetária da Reserva Federal dos EUA. Simon Peters, analista da eToro, explica que “a perda de confiança dos investidores em novos cortes nas taxas de juro por parte da Reserva Federal dos EUA está a enfraquecer o preço” da Bitcoin. A probabilidade de um corte nas taxas em dezembro caiu para menos de 50%, o que “evidencia a contínua aversão ao risco do mercado”.

Adicionalmente, a queda no setor cripto está a ser associada aos receios mais vastos nos mercados financeiros sobre as avaliações elevadas das empresas tecnológicas, especialmente as ligadas à inteligência artificial, sugerindo uma correlação crescente entre os dois setores.