Habitação Emerge como Preocupação Central para a Juventude Socialista
A crise da habitação consolidou-se como uma das principais preocupações da agenda política, um facto sublinhado pelo secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, durante a Convenção Autárquica da Juventude Socialista. Carneiro destacou que a habitação é a “segunda grande prioridade” para os jovens socialistas, a par da valorização dos rendimentos médios, do custo de vida e da qualidade da democracia. As suas declarações evidenciam o impacto profundo que a crise está a ter nas gerações mais novas, que enfrentam dificuldades crescentes para alcançar a autonomia e construir os seus projetos de vida. O líder do PS criticou a “passividade do Governo” perante o facto de Portugal ter sido o país da OCDE onde os custos da habitação mais subiram, afirmando: “Não encontrámos uma resposta estruturada, do lado da oferta da parte do Governo”. Acrescentou ainda que, segundo informações de autarcas, existe uma paralisação nos contactos com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) há vários meses, o que dificulta a implementação de soluções locais. Esta ênfase na habitação por parte de uma das principais forças políticas do país reflete a crescente pressão social e a urgência em encontrar respostas eficazes para um problema que afeta a coesão social e o futuro demográfico de Portugal, tornando-se um campo de batalha político central.



Artigos
5Economia
Ver mais
Entre janeiro de 2024 e junho de 2025, um conjunto de bancos financiou diretamente em cerca de dois mil milhões de euros operações de extração de petróleo e gás na Amazónia.

Em período de Black Friday, a DECO PROteste visitou quatro lojas online e analisou os preços de alguns produtos em campanha. Apesar de haver boas oportunidades de compra, as lojas continuam a apresentar produtos com supostos descontos que, há menos de um mês, estavam mais baratos.

Quando apenas 40% das vagas do ensino superior (áreas agronómicas) foram preenchidas na 1ª fase, impõe-se uma reflexão

Nesta luta de David contra Golias, como se chegou a este desfecho? Para aprofundar as causas e consequências, convidámos o advogado António Preto, que representou os municípios contra o Estado.







