Mercado Imobiliário de Luxo Expande-se com Mais de 16 Mil Casas Acima de Um Milhão de Euros
Enquanto a maioria da população enfrenta uma crise de acessibilidade à habitação, o segmento de luxo em Portugal continua a demonstrar uma notável vitalidade e expansão. Atualmente, existem mais de 16.000 imóveis residenciais à venda por valores superiores a um milhão de euros, evidenciando uma forte bifurcação no mercado imobiliário. A distribuição desta oferta é, contudo, geograficamente concentrada, com 77% das casas de luxo a localizarem-se nos distritos de Lisboa, Faro e Porto. Lisboa lidera de forma destacada, com 40,2% do total, seguida por Faro (25,1%) e Porto (12%), o que reflete a atratividade destas regiões para investidores nacionais e internacionais de elevado poder de compra. Dentro deste segmento, existe uma categoria ainda mais exclusiva: as propriedades com preços acima de três milhões de euros. Neste patamar, estão anunciados cerca de 2.400 imóveis, com Lisboa a concentrar quase metade da oferta (49,5%). Este fenómeno sublinha não só a crescente desigualdade no acesso à habitação, mas também a consolidação de Portugal como um destino de eleição para o imobiliário de luxo. A forte procura por parte de estrangeiros e a valorização contínua dos ativos nestas zonas contribuem para a escalada de preços, que acaba por ter um efeito de contágio sobre o resto do mercado, dificultando ainda mais o acesso à habitação para os residentes locais.



Artigos
5Economia
Ver mais
Entre janeiro de 2024 e junho de 2025, um conjunto de bancos financiou diretamente em cerca de dois mil milhões de euros operações de extração de petróleo e gás na Amazónia.

Em período de Black Friday, a DECO PROteste visitou quatro lojas online e analisou os preços de alguns produtos em campanha. Apesar de haver boas oportunidades de compra, as lojas continuam a apresentar produtos com supostos descontos que, há menos de um mês, estavam mais baratos.

Quando apenas 40% das vagas do ensino superior (áreas agronómicas) foram preenchidas na 1ª fase, impõe-se uma reflexão

Nesta luta de David contra Golias, como se chegou a este desfecho? Para aprofundar as causas e consequências, convidámos o advogado António Preto, que representou os municípios contra o Estado.







