Disparidades de Rendimento em Portugal Agravam Crise de Acessibilidade à Habitação
Dados recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre os rendimentos em 2023 expõem as profundas desigualdades territoriais em Portugal, que se refletem diretamente na crise de acessibilidade à habitação. Oeiras mantém-se como o município com o valor mediano de rendimento líquido por pessoa mais elevado do país (15.862 euros anuais), seguido por Lisboa. No extremo oposto, encontram-se concelhos do interior, como Odemira, que registou o menor valor de rendimento e foi o único onde este diminuiu em 2023. As sub-regiões do Alto Tâmega e Barroso e do Tâmega e Sousa apresentam os rendimentos medianos mais baixos, inferiores a 10.000 euros anuais. Esta disparidade económica tem um impacto direto na capacidade das famílias para acederem a uma habitação condigna. Nas áreas metropolitanas, onde os salários são mais altos, os preços das casas são proibitivos para a maioria, enquanto no interior, apesar de a habitação ser tendencialmente mais barata, os baixos rendimentos e a falta de oportunidades de emprego dificultam igualmente o acesso. A análise do INE revela que apenas 71 dos 308 municípios portugueses apresentam rendimentos medianos superiores à referência nacional. A concentração de riqueza no litoral, especialmente na Grande Lisboa e Península de Setúbal, contrasta com a pobreza relativa do interior, criando um ciclo vicioso que agrava as assimetrias territoriais e a crise habitacional.



Artigos
5
No âmbito do Dia Mundial do Ovo, celebrado a 10 de outubro, e coincidindo com o Dia Mundial do Voluntariado da Elanco que foi realizado no dia 9 de outubro, o Grupo CAC e a Elanco colaboraram numa iniciativa solidária que visa reforçar a segurança alimentar em Portugal, doando 6.000 ovos ao Banco Alimentar. Esta […]

Mais de metade dos portugueses pretende comprar produtos alimentares típicos da quadra e prevê gastar 150 euros. O Natal continua a ser um momento em que a alimentação assume um papel central no orçamento das famílias portuguesas. De acordo com a 17.ª edição do estudo “Compras de Natal”, realizado pelo IPAM, 52% dos consumidores planeia […] Fonte: PT Jornal

A CEVA Logistics assinou um acordo para adquirir 100% do Fagioli Group, reforçando de forma decisiva as suas capacidades em heavy lift e project logistics. A operação enquadra-se numa sequência de aquisições recentes que evidenciam a estratégia da CEVA (integrada no grupo CMA CGM) de crescimento seletivo em geografias e serviços de elevado valor acrescentado. […] O conteúdo CEVA Logistics reforça project cargo com aquisição do Fagioli Group aparece primeiro em Supply Chain Magazine.

O preço do ouro atingiu esta segunda-feira 4.383,76 dólares por onça, batendo o recorde de outubro, com os investidores a anteciparem novas descidas das taxas de juro pela Reserva Federal dos EUA (Fed) no próximo ano. Uma série de dados publicados na semana passada revelou um enfraquecimento do mercado de trabalho norte-americano e uma desaceleração […] O conteúdo Preço do ouro não para de bater recordes aparece primeiro em BOM DIA.





