Demolição de Habitações Precárias em Loures Gera Intenso Debate Político
A demolição de barracas no bairro do Talude, em Loures, desencadeou uma forte controvérsia política e social, colocando a gestão do autarca socialista Ricardo Leão no centro das críticas e motivando a formação de alianças à esquerda. A coligação 'Construir o futuro', firmada entre o Livre, o Bloco de Esquerda (BE) e o PAN para as próximas eleições autárquicas, surgiu em parte como uma resposta a esta ação, apelando ao voto dos socialistas descontentes. Os líderes dos três partidos acusaram o autarca de trair os "ditos valores socialistas" e de adotar um discurso semelhante ao do Chega. Rui Tavares, porta-voz do Livre, criticou diretamente o primeiro-ministro, Luís Montenegro, por não utilizar o Fundo de Emergência para Habitação, dotado de mais de 100 milhões de euros, para fornecer alojamento de emergência e impedir que as famílias fiquem sem casa. Fabian Figueiredo, do BE, classificou a situação como "indecente" e apelou a "políticas decentes, empáticas, humanistas" que coloquem a dignidade humana no centro. A polémica estendeu-se ao seio do próprio Partido Socialista. O líder parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias, defendeu o autarca, afirmando que "Ricardo Leão tem coração" e que a situação é "particularmente dura", mas que apenas no PS este assunto seria discutido com tanta profundidade, procurando "soluções que sejam socialmente justas". A Câmara de Loures, por sua vez, defendeu a necessidade de um programa estatal que financie a 100% a construção e reabilitação para dar resposta à crise. O episódio expôs as profundas divisões sobre como lidar com a habitação precária e a responsabilidade dos diferentes níveis de poder na garantia do direito à habitação.



Artigos
5
Quando o governo não tem a agilidade nem a vontade de segurar uma sede de um organismo tão importante, como a sede europeia de agência para startups, o que está a comunicar aos empreendedores e investidores é simples: este tema não está no topo da lista.

A FlixBus regista um aumento significativo da procura por viagens de autocarro no Natal e no Ano Novo, nomeadamente nas ligações internacionais para países como França, Luxemburgo e Suíça. O conteúdo Greves nos aeroportos fazem disparar procura por viagens de autocarro no Natal, revela FlixBus aparece primeiro em TNEWS.

Entre as soluções mais utilizadas para aquecer a casa, destacam-se as lareiras (27%), seguidas por aquecedores (23%) e ar condicionado (17%)

O valor mediano de avaliação bancária na habitação foi de 2060 euros por metro quadrado em novembro, um novo máximo histórico e mais 18,4% do que no período homólogo. Os valores mais elevados foram observados na Grande Lisboa e no Algarve, em apartamentos e moradias. Nos apartamentos, o valor mediano de avaliação bancária foi de […]







