
Demolição de Habitações Precárias em Loures Gera Intenso Debate Político
A demolição de barracas no bairro do Talude, em Loures, desencadeou uma forte controvérsia política e social, colocando a gestão do autarca socialista Ricardo Leão no centro das críticas e motivando a formação de alianças à esquerda. A coligação 'Construir o futuro', firmada entre o Livre, o Bloco de Esquerda (BE) e o PAN para as próximas eleições autárquicas, surgiu em parte como uma resposta a esta ação, apelando ao voto dos socialistas descontentes. Os líderes dos três partidos acusaram o autarca de trair os "ditos valores socialistas" e de adotar um discurso semelhante ao do Chega. Rui Tavares, porta-voz do Livre, criticou diretamente o primeiro-ministro, Luís Montenegro, por não utilizar o Fundo de Emergência para Habitação, dotado de mais de 100 milhões de euros, para fornecer alojamento de emergência e impedir que as famílias fiquem sem casa. Fabian Figueiredo, do BE, classificou a situação como "indecente" e apelou a "políticas decentes, empáticas, humanistas" que coloquem a dignidade humana no centro. A polémica estendeu-se ao seio do próprio Partido Socialista. O líder parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias, defendeu o autarca, afirmando que "Ricardo Leão tem coração" e que a situação é "particularmente dura", mas que apenas no PS este assunto seria discutido com tanta profundidade, procurando "soluções que sejam socialmente justas". A Câmara de Loures, por sua vez, defendeu a necessidade de um programa estatal que financie a 100% a construção e reabilitação para dar resposta à crise. O episódio expôs as profundas divisões sobre como lidar com a habitação precária e a responsabilidade dos diferentes níveis de poder na garantia do direito à habitação.



Artigos
5




Economia
Ver mais
Elon Musk quer otimizar design de 'chips' da Tesla
A Tesla quer otimizar o seu processo de design de 'chips' de Inteligência Artificial. Foi o que referiu Elon Musk depois de notícias acerca do possível encerramento da equipa do supercomputador Dojo.

Novas tabelas de retenção na fonte: o que muda na carteira dos pensionistas?
Os pensionistas acusam o Governo de eleitoralismo por pagar o bónus das pensões poucos dias antes das eleições autárquicas. Os reformados começaram a receber esta sexta-feira de acordo com as novas tabelas de retenção na fonte, e, em setembro, começam a ser pagos os suplementos extraordinários.

Bruxelas transfere sexto pagamento do Plano de Recuperação e Resiliência
Portugal já recebeu 57 por cento da dotação total do PRR. O sétimo pedido de pagamento foi entretanto enviado para Bruxelas.

Euromilhões – Conheça a chave vencedora desta sexta-feira
O sorteio desta sexta-feira (8) realizou-se esta noite e ditou a chave vencedora para que possa ser um dos euromilionários. Conheça agora os números: Números: 2 – 12 – 19 – 34 – 44 Estrelas: 6 -10 De lembrar que o sorteio do Euromilhões em Portugal é promovido pelos Jogos Santa Casa e acontece todas as […]