Polémica no Funchal: Habitação Cooperativa Usada para Alojamento Local
Uma controvérsia emergiu no Funchal após denúncias de que frações de um empreendimento de habitação cooperativa, as Residências CORTEL I, estão a ser utilizadas para fins de Alojamento Local (AL), desvirtuando o propósito original de fornecer habitação a custos controlados. A situação foi inicialmente exposta pela coligação Confiança e pelo Bloco de Esquerda, levando a uma reação imediata de várias forças políticas e da própria autarquia. A presidente da Câmara Municipal do Funchal, Cristina Pedra, garantiu que a autarquia irá "apurar toda a informação" e averiguar se as licenças emitidas para aquelas frações cumprem os requisitos legais do Alojamento Local ou se foram baseadas em "documentos forjados". A investigação municipal procurará determinar se o licenciamento destas unidades para fins turísticos viola os princípios do regime cooperativo, que beneficia de apoios públicos para a construção de habitação acessível. O Bloco de Esquerda defendeu que as cooperativas de habitação que recebem apoios públicos não deveriam poder vender imóveis para AL, enquanto o Livre apelou ao "uso responsável e transparente das cooperativas", para que não se convertam em "negócios de lucro" com rendas elevadas. O candidato do PS à autarquia, Rui Caetano, criticou a CMF por uma "postura negligente e laxista" na fiscalização. O partido JPP foi mais longe, anunciando que irá requerer uma audição parlamentar urgente com a presidente da câmara, o vereador do Urbanismo e o presidente da cooperativa Cortel para obter explicações. O caso levanta questões fundamentais sobre a fiscalização de políticas de habitação e o desvio de recursos públicos para fins especulativos.



Artigos
5
Quando o governo não tem a agilidade nem a vontade de segurar uma sede de um organismo tão importante, como a sede europeia de agência para startups, o que está a comunicar aos empreendedores e investidores é simples: este tema não está no topo da lista.

A FlixBus regista um aumento significativo da procura por viagens de autocarro no Natal e no Ano Novo, nomeadamente nas ligações internacionais para países como França, Luxemburgo e Suíça. O conteúdo Greves nos aeroportos fazem disparar procura por viagens de autocarro no Natal, revela FlixBus aparece primeiro em TNEWS.

Entre as soluções mais utilizadas para aquecer a casa, destacam-se as lareiras (27%), seguidas por aquecedores (23%) e ar condicionado (17%)

O valor mediano de avaliação bancária na habitação foi de 2060 euros por metro quadrado em novembro, um novo máximo histórico e mais 18,4% do que no período homólogo. Os valores mais elevados foram observados na Grande Lisboa e no Algarve, em apartamentos e moradias. Nos apartamentos, o valor mediano de avaliação bancária foi de […]







