Oeiras Lidera Rendimentos no País, Evidenciando Desigualdades Territoriais
Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre os rendimentos ao nível local em 2023 confirmam Oeiras como o município com o valor mediano de rendimento líquido por pessoa mais elevado de Portugal, atingindo os 15.862 euros anuais. Este valor representa um aumento de 672 euros face a 2022 e situa-se consideravelmente acima da média nacional de 11.446 euros. O 'top cinco' dos municípios mais ricos não sofreu alterações, com Lisboa (14.282 euros), Alcochete (13.654 euros), Cascais (13.406 euros) e Coimbra (13.241 euros) a seguirem Oeiras. Em contraste, as sub-regiões do Alto Tâmega e Barroso (9.449 euros) e do Tâmega e Sousa (9.819 euros) apresentaram os rendimentos medianos mais baixos do país. Estes números sublinham as profundas assimetrias territoriais que marcam Portugal. Enquanto todos os municípios da Grande Lisboa e da Península de Setúbal registam valores acima da média nacional, os concelhos com rendimentos inferiores a 10.000 euros concentram-se maioritariamente no interior da região Norte. A análise do INE revela ainda que, com a exceção de Odemira, o rendimento mediano aumentou em todos os municípios. No entanto, a disparidade entre os rendimentos nos grandes centros urbanos do litoral e o resto do país continua a ser um fator crucial na crise da habitação, uma vez que a pressão sobre os preços imobiliários é mais intensa precisamente onde os salários são mais altos, tornando o acesso à habitação uma miragem para quem aufere rendimentos próximos ou abaixo da média nacional, mesmo nessas zonas mais ricas.



Artigos
5
Quando o governo não tem a agilidade nem a vontade de segurar uma sede de um organismo tão importante, como a sede europeia de agência para startups, o que está a comunicar aos empreendedores e investidores é simples: este tema não está no topo da lista.

A FlixBus regista um aumento significativo da procura por viagens de autocarro no Natal e no Ano Novo, nomeadamente nas ligações internacionais para países como França, Luxemburgo e Suíça. O conteúdo Greves nos aeroportos fazem disparar procura por viagens de autocarro no Natal, revela FlixBus aparece primeiro em TNEWS.

Entre as soluções mais utilizadas para aquecer a casa, destacam-se as lareiras (27%), seguidas por aquecedores (23%) e ar condicionado (17%)

O valor mediano de avaliação bancária na habitação foi de 2060 euros por metro quadrado em novembro, um novo máximo histórico e mais 18,4% do que no período homólogo. Os valores mais elevados foram observados na Grande Lisboa e no Algarve, em apartamentos e moradias. Nos apartamentos, o valor mediano de avaliação bancária foi de […]







