O programa surge no âmbito de uma consulta ao mercado privado lançada pela autarquia em junho, que visa a celebração de contratos de arrendamento de 800 frações para posterior subarrendamento a preços controlados. A empresa Cosmos Sideral, proprietária de um terreno na Quinta dos Fidalguinhos, propôs a construção e o aluguer da totalidade dos 486 fogos ao município. A autarquia irá depois gerir o processo de arrendamento através de concurso público, aplicando as regras da renda acessível. De acordo com a legislação, os valores máximos das rendas variarão entre 500 e 875 euros, dependendo da tipologia. O vice-presidente da Câmara, Rui Braga, destacou que esta é "das maiores respostas do país" à crise, visando dar uma solução à classe média e aos jovens. Como contrapartida, o promotor irá construir uma nova rotunda junto ao Hospital do Barreiro para melhorar a mobilidade. Esta medida insere-se numa estratégia mais vasta do município, que estima disponibilizar mais de mil frações habitacionais a custos acessíveis, tornando o Barreiro no primeiro município a implementar um programa de subarrendamento desta dimensão com participação do setor privado.
Barreiro Avança com Programa de 486 Habitações a Renda Acessível
A Câmara Municipal do Barreiro garantiu a construção de 486 novas habitações destinadas a arrendamento acessível, num investimento privado de 85 milhões de euros. Esta iniciativa representa uma das maiores respostas municipais à crise da habitação, através de um modelo de subarrendamento em larga escala.



Artigos
5
Quando o governo não tem a agilidade nem a vontade de segurar uma sede de um organismo tão importante, como a sede europeia de agência para startups, o que está a comunicar aos empreendedores e investidores é simples: este tema não está no topo da lista.

A FlixBus regista um aumento significativo da procura por viagens de autocarro no Natal e no Ano Novo, nomeadamente nas ligações internacionais para países como França, Luxemburgo e Suíça. O conteúdo Greves nos aeroportos fazem disparar procura por viagens de autocarro no Natal, revela FlixBus aparece primeiro em TNEWS.

Entre as soluções mais utilizadas para aquecer a casa, destacam-se as lareiras (27%), seguidas por aquecedores (23%) e ar condicionado (17%)

O valor mediano de avaliação bancária na habitação foi de 2060 euros por metro quadrado em novembro, um novo máximo histórico e mais 18,4% do que no período homólogo. Os valores mais elevados foram observados na Grande Lisboa e no Algarve, em apartamentos e moradias. Nos apartamentos, o valor mediano de avaliação bancária foi de […]







