Segundo dados do Banco de Portugal, o volume total de crédito à habitação atingiu os 106,3 mil milhões de euros, um aumento de 1.525 milhões face a maio. O total de empréstimos a particulares, incluindo consumo e outros fins, subiu 7,4% num ano, a taxa mais elevada também desde 2008. Este dinamismo é impulsionado por vários fatores, incluindo a isenção de IMT e Imposto do Selo para jovens até 35 anos e a garantia pública, que permite financiar até 100% do valor do imóvel. A concorrência entre os bancos também tem contribuído, com os ‘spreads’ a atingirem mínimos históricos. A taxa mista é a modalidade preferida, presente em mais de 80% dos novos contratos, e a Euribor a 12 meses é o indexante mais utilizado. No entanto, este aumento da procura e do financiamento ocorre num contexto de desaceleração dos depósitos de particulares, que registaram o oitavo mês consecutivo de perda de ritmo. A situação revela um mercado com forte procura financiada, o que, por um lado, permite o acesso à habitação, mas, por outro, contribui para a pressão sobre os preços e levanta questões sobre a sustentabilidade do endividamento das famílias a longo prazo.
Concessão de Crédito à Habitação Acelera a Ritmo Inédito em 17 Anos
A concessão de crédito à habitação em Portugal cresceu 7,3% em junho, em termos homólogos, atingindo o ritmo de aceleração mais rápido desde a crise financeira de 2008. Este aumento da procura por financiamento, apesar dos preços elevados, continua a alimentar a dinâmica do mercado imobiliário.



Artigos
5
Quando o governo não tem a agilidade nem a vontade de segurar uma sede de um organismo tão importante, como a sede europeia de agência para startups, o que está a comunicar aos empreendedores e investidores é simples: este tema não está no topo da lista.

A FlixBus regista um aumento significativo da procura por viagens de autocarro no Natal e no Ano Novo, nomeadamente nas ligações internacionais para países como França, Luxemburgo e Suíça. O conteúdo Greves nos aeroportos fazem disparar procura por viagens de autocarro no Natal, revela FlixBus aparece primeiro em TNEWS.

Entre as soluções mais utilizadas para aquecer a casa, destacam-se as lareiras (27%), seguidas por aquecedores (23%) e ar condicionado (17%)

O valor mediano de avaliação bancária na habitação foi de 2060 euros por metro quadrado em novembro, um novo máximo histórico e mais 18,4% do que no período homólogo. Os valores mais elevados foram observados na Grande Lisboa e no Algarve, em apartamentos e moradias. Nos apartamentos, o valor mediano de avaliação bancária foi de […]







