De acordo com as Estatísticas do Rendimento ao Nível Local de 2023, o valor mediano do rendimento líquido por pessoa em Portugal foi de 11.446 euros anuais. No entanto, a distribuição é marcadamente assimétrica. Oeiras lidera a tabela com um rendimento mediano de 15.862 euros, seguido por Lisboa (14.282 euros) e Alcochete (13.654 euros). No extremo oposto, encontram-se as sub-regiões do Alto Tâmega e Barroso (9.449 euros) e do Tâmega e Sousa (9.819 euros), que apresentam os valores mais baixos do país. Esta disparidade significa que, enquanto os residentes de Oeiras ganham, em média, mais 4.000 euros por ano do que os da vizinha Amadora, os habitantes de muitas regiões do interior têm um poder de compra significativamente inferior. Esta realidade tem um impacto direto na crise habitacional: nas zonas de baixos rendimentos, mesmo preços de habitação considerados moderados a nível nacional tornam-se inacessíveis. A crise não se manifesta de forma uniforme, sendo exponencialmente mais severa para as populações com menor capacidade financeira, que se veem cada vez mais excluídas do mercado, seja de compra ou de arrendamento.
Desigualdades de Rendimento Agravam Impacto da Crise Habitacional
As profundas desigualdades de rendimento entre os municípios portugueses, confirmadas por dados recentes do INE, agravam o impacto da crise da habitação. Enquanto concelhos como Oeiras registam os rendimentos mais elevados do país, o interior Norte e o Tâmega e Sousa permanecem nas posições mais baixas, tornando o acesso à habitação uma realidade drasticamente diferente consoante a geografia.



Artigos
5Economia
Ver mais
Os clientes da Mindtrip, uma plataforma de criação de viagens com inteligência artificial, já podem reservar as suas viagens através da TUI. A plataforma da Mindtrip, que permite aos utilizadores desenhar as suas viagens “utilizando comandos de linguagem natural e conteúdo seleccionado”, passou a contar com um botão “Reservar com a TUI”, actualmente disponível na […] O conteúdo TUI associa-se à Mintrip para vender viagens criadas com inteligência artificial aparece primeiro em Presstur.

As companhias aéreas Iberia e British Airways anunciaram que vão oferecer wi-fi gratuito de alta velocidade em todos os voos a partir de 2026. O wi-fi gratuito também estará disponível nos voos das outras companhias aéreas do grupo IAG: Aer Lingus, Level e Vueling. As transportadoras do Grupo IAG sublinham que o serviço será gratuito […] O conteúdo Iberia e British Airways vão oferecer wi-fi gratuito em todos os voos aparece primeiro em Presstur.

O Estudo do Impacto da Economia Digital em Portugal feito Com base numa análise empírica e metodologia rigorosa, demonstra que o digital já é uma infraestrutura económica transversal, essencial para a competitividade, a inovação e o crescimento sustentável do país.

A descarbonização dos transportes e das cadeias logísticas é o grande desafio que se coloca já, e mais ainda no futuro, às empresas, sustenta Nuno Soares, presidente do Conselho Português de Carregadores (CPC), em entrevista ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS. The post Descarbonização é o grande desafio first appeared on Transportes & Negócios.







