Num desenvolvimento positivo, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCT) assinou o contrato para a construção de uma nova residência universitária no campus da Caparica. O investimento, de 7,66 milhões de euros, é maioritariamente financiado pelo PRR (7,44 milhões) e enquadra-se no Programa Nacional de Alojamento para o Ensino Superior (PNAES). Com início de construção previsto para o final de 2025 e conclusão em junho de 2026, o projeto visa eliminar "uma das principais barreiras no acesso ao Ensino Superior: a habitação condigna e acessível", segundo o diretor da faculdade, José Júlio Alferes. No entanto, a execução dos fundos do PRR para este fim enfrenta obstáculos noutras partes do país. O PCP questionou formalmente o Governo sobre o estado de um projeto para transformar a antiga Messe dos Sargentos, em Évora, numa residência estudantil. A deputada Paula Santos recordou que a medida foi aprovada no Orçamento do Estado para 2025 e que, apesar da existência de verbas do PRR, não são conhecidos desenvolvimentos. A situação em Évora, marcada pela "falta de oferta pública de alojamento" e por "preços praticados pelos arrendamentos privados demasiado elevados", ilustra os desafios na concretização de projetos essenciais, mesmo com financiamento assegurado.
Alojamento para estudantes avança com fundos do PRR, mas persistem impasses
A falta de alojamento acessível para estudantes do ensino superior continua a ser uma vertente crítica da crise da habitação, com projetos financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) a serem anunciados, mas também questionados por atrasos. A construção de novas residências é vista como essencial para garantir o acesso ao ensino superior.



Artigos
5Economia
Ver mais
A Associação dos Transitários de Portugal denuncia um cenário de disrupção total nos serviços de handling de carga aérea nos principais aeroportos nacionais, com atrasos, desvio de mercadorias para Madrid e impacto direto na competitividade da economia portuguesa. A APAT – Associação dos Transitários de Portugal veio a público manifestar “profunda preocupação” com o que […] O conteúdo Handling em colapso coloca Portugal em risco logístico, alerta APAT aparece primeiro em Supply Chain Magazine.

A aquisição da DB Schenker pela DSV é mais do que uma operação de consolidação: é o negócio que redefine o mapa da logística mundial. Em entrevista exclusiva à Supply Chain Magazine, Rui Paulo Gomes, Managing Director da DSV Air & Sea Portugal, fala sobre o impacto da fusão, as novas sinergias entre as duas […] O conteúdo “A integração da Schenker marca uma nova era para a DSV” aparece primeiro em Supply Chain Magazine.

O Governo do Reino Unido encontra-se a analisar a possibilidade de adoção de imposto novo para taxar os proprietários de carros elétricos. Em cima da mesa, a hipótese de cobrar a quilometragem cumprida durante um ano. Confirmando-se a luz verde, a introdução da medida está planeada para 2028. Confrontado com a diminuição das receitas fiscais derivadas dos impostos pagos por automóveis a gasolina e a gasóleo, o executivo governamental britânico procura alternativa para recuperar dessa perda,...

As trilogue negotiations on the Generalised Scheme of Preferences (GSP) move forward, the European rice sector finds itself at a critical crossroads. The current GSP framework, combined with preferential trade agreements, bilateral arrangements, and tariff-rate quotas, allows an estimated 635,690 tonnes of milled rice to enter the EU duty-free each year, on top of significant […]







