De acordo com dados do portal imobiliário idealista, a oferta de moradias de luxo em municípios junto ao mar cresceu 10% no segundo trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior, totalizando mais de 14 mil imóveis no mercado. Esta dinâmica ascendente foi observada em 31 dos 44 concelhos analisados. Os maiores aumentos na oferta ocorreram em Santa Cruz (+91%) e Funchal (+85%), na Madeira, e em Alcochete (+81%) e Setúbal (+79%). Em termos de volume absoluto, Cascais, Loulé e Lagos são os municípios com mais de mil moradias de luxo à venda cada. No que toca à procura, a Área Metropolitana de Lisboa domina, com Lisboa, Oeiras, Cascais e Sesimbra a liderarem o ranking de interesse. O preço mediano mais elevado encontra-se em Grândola, atingindo os 2,7 milhões de euros, um aumento homólogo de 11%. Em contrapartida, Castro Marim, no Algarve, apresenta os valores mais acessíveis neste segmento, com uma mediana de 1,2 milhões de euros. Este crescimento do mercado de luxo evidencia uma dualidade no setor imobiliário português, onde a procura por parte de investidores e compradores de alto rendimento continua forte, coexistindo com uma severa crise de acessibilidade para a população em geral.
Mercado de moradias de luxo junto ao mar cresce com oferta a aumentar 10%
Em contraste com a crise de acessibilidade para a generalidade da população, o mercado de habitação de luxo nos concelhos costeiros de Portugal está em franca expansão. A oferta de moradias com preços acima de um milhão de euros aumentou, com Cascais, Loulé e Lagos a liderarem em número de imóveis disponíveis.



Artigos
5Economia
Ver mais
A Associação dos Transitários de Portugal denuncia um cenário de disrupção total nos serviços de handling de carga aérea nos principais aeroportos nacionais, com atrasos, desvio de mercadorias para Madrid e impacto direto na competitividade da economia portuguesa. A APAT – Associação dos Transitários de Portugal veio a público manifestar “profunda preocupação” com o que […] O conteúdo Handling em colapso coloca Portugal em risco logístico, alerta APAT aparece primeiro em Supply Chain Magazine.

A aquisição da DB Schenker pela DSV é mais do que uma operação de consolidação: é o negócio que redefine o mapa da logística mundial. Em entrevista exclusiva à Supply Chain Magazine, Rui Paulo Gomes, Managing Director da DSV Air & Sea Portugal, fala sobre o impacto da fusão, as novas sinergias entre as duas […] O conteúdo “A integração da Schenker marca uma nova era para a DSV” aparece primeiro em Supply Chain Magazine.

O Governo do Reino Unido encontra-se a analisar a possibilidade de adoção de imposto novo para taxar os proprietários de carros elétricos. Em cima da mesa, a hipótese de cobrar a quilometragem cumprida durante um ano. Confirmando-se a luz verde, a introdução da medida está planeada para 2028. Confrontado com a diminuição das receitas fiscais derivadas dos impostos pagos por automóveis a gasolina e a gasóleo, o executivo governamental britânico procura alternativa para recuperar dessa perda,...

As trilogue negotiations on the Generalised Scheme of Preferences (GSP) move forward, the European rice sector finds itself at a critical crossroads. The current GSP framework, combined with preferential trade agreements, bilateral arrangements, and tariff-rate quotas, allows an estimated 635,690 tonnes of milled rice to enter the EU duty-free each year, on top of significant […]







