O estudo do Gabinete de Estudos Económicos, Empresariais e de Políticas Públicas (G3E2P) da FEP baseia-se na revisão em alta do número de estrangeiros residentes em Portugal, divulgada pela Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) em abril, que aponta para mais 250 mil pessoas do que os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Ao corrigir a população total, o PIB per capita diminui, resultando numa revisão em baixa do nível de vida de 81,6% para 79,2% da média da UE em 2024. As projeções indicam que, em 2026, Portugal cairá para a 21.ª posição no ranking europeu, a sétima pior. Óscar Afonso, diretor da FEP, sublinhou a urgência de integrar os dados da AIMA nas estatísticas oficiais para fundamentar corretamente as políticas de imigração, emprego, habitação e proteção social. Nuno Torres, do G3E2P, considerou que o anterior Regime de Manifestação de Interesse "gerou um descontrolo migratório por estar desligado das necessidades da economia". O estudo recomenda uma política de imigração articulada com as necessidades do mercado de trabalho e o combate à economia informal para reverter o "caminho de empobrecimento relativo".
Estudo da FEP alega que nível de vida em Portugal está sobrestimado devido a dados de imigração
Um estudo da Faculdade de Economia do Porto (FEP) está a gerar debate ao concluir que o nível de vida em Portugal, comparado com a média da União Europeia, é inferior ao que as estatísticas oficiais indicam. A discrepância deve-se à não contabilização de toda a população imigrante, o que tem implicações diretas na avaliação de políticas públicas, incluindo as de habitação e emprego.



Artigos
5Economia
Ver mais
A Associação dos Transitários de Portugal denuncia um cenário de disrupção total nos serviços de handling de carga aérea nos principais aeroportos nacionais, com atrasos, desvio de mercadorias para Madrid e impacto direto na competitividade da economia portuguesa. A APAT – Associação dos Transitários de Portugal veio a público manifestar “profunda preocupação” com o que […] O conteúdo Handling em colapso coloca Portugal em risco logístico, alerta APAT aparece primeiro em Supply Chain Magazine.

A aquisição da DB Schenker pela DSV é mais do que uma operação de consolidação: é o negócio que redefine o mapa da logística mundial. Em entrevista exclusiva à Supply Chain Magazine, Rui Paulo Gomes, Managing Director da DSV Air & Sea Portugal, fala sobre o impacto da fusão, as novas sinergias entre as duas […] O conteúdo “A integração da Schenker marca uma nova era para a DSV” aparece primeiro em Supply Chain Magazine.

O Governo do Reino Unido encontra-se a analisar a possibilidade de adoção de imposto novo para taxar os proprietários de carros elétricos. Em cima da mesa, a hipótese de cobrar a quilometragem cumprida durante um ano. Confirmando-se a luz verde, a introdução da medida está planeada para 2028. Confrontado com a diminuição das receitas fiscais derivadas dos impostos pagos por automóveis a gasolina e a gasóleo, o executivo governamental britânico procura alternativa para recuperar dessa perda,...

As trilogue negotiations on the Generalised Scheme of Preferences (GSP) move forward, the European rice sector finds itself at a critical crossroads. The current GSP framework, combined with preferential trade agreements, bilateral arrangements, and tariff-rate quotas, allows an estimated 635,690 tonnes of milled rice to enter the EU duty-free each year, on top of significant […]







