Garantia Pública Impulsiona Crédito à Habitação para Jovens
O programa de garantia pública para o crédito à habitação, destinado a jovens até 35 anos, demonstrou um impacto significativo no primeiro semestre de 2025, facilitando o acesso à compra da primeira casa para milhares de pessoas. De acordo com dados do Banco de Portugal, a medida abrangeu 10.719 contratos entre janeiro e junho, totalizando um montante de 2,1 mil milhões de euros. Este valor representa 37,4% do número de contratos e 39,8% do montante total contratado por jovens nesta faixa etária para aquisição de habitação própria e permanente. A Caixa Geral de Depósitos (CGD) tem sido um ator central na implementação da medida, revelando ter recebido mais de 9.200 pedidos de empréstimo e já ter utilizado 46% da sua quota de garantia, correspondente a 257 milhões de euros. As operações contratadas através da CGD ao abrigo deste regime apresentaram um rácio de financiamento sobre o valor do imóvel (LTV) de 99,6%, evidenciando a capacidade do programa em permitir um financiamento quase total do valor de aquisição. O sucesso da medida levou o Banco de Portugal a alargar os deveres de prestação de informação sobre este regime às sociedades financeiras, para além dos bancos. O dinamismo gerado pela garantia pública foi também notado pelas principais redes imobiliárias, que a identificam como um dos catalisadores do mercado, acelerando decisões de compra que, de outra forma, poderiam ser adiadas.



Artigos
5Economia
Ver mais
A Associação dos Transitários de Portugal denuncia um cenário de disrupção total nos serviços de handling de carga aérea nos principais aeroportos nacionais, com atrasos, desvio de mercadorias para Madrid e impacto direto na competitividade da economia portuguesa. A APAT – Associação dos Transitários de Portugal veio a público manifestar “profunda preocupação” com o que […] O conteúdo Handling em colapso coloca Portugal em risco logístico, alerta APAT aparece primeiro em Supply Chain Magazine.

A aquisição da DB Schenker pela DSV é mais do que uma operação de consolidação: é o negócio que redefine o mapa da logística mundial. Em entrevista exclusiva à Supply Chain Magazine, Rui Paulo Gomes, Managing Director da DSV Air & Sea Portugal, fala sobre o impacto da fusão, as novas sinergias entre as duas […] O conteúdo “A integração da Schenker marca uma nova era para a DSV” aparece primeiro em Supply Chain Magazine.

O Governo do Reino Unido encontra-se a analisar a possibilidade de adoção de imposto novo para taxar os proprietários de carros elétricos. Em cima da mesa, a hipótese de cobrar a quilometragem cumprida durante um ano. Confirmando-se a luz verde, a introdução da medida está planeada para 2028. Confrontado com a diminuição das receitas fiscais derivadas dos impostos pagos por automóveis a gasolina e a gasóleo, o executivo governamental britânico procura alternativa para recuperar dessa perda,...

As trilogue negotiations on the Generalised Scheme of Preferences (GSP) move forward, the European rice sector finds itself at a critical crossroads. The current GSP framework, combined with preferential trade agreements, bilateral arrangements, and tariff-rate quotas, allows an estimated 635,690 tonnes of milled rice to enter the EU duty-free each year, on top of significant […]







