Preços das Casas e Rendas Continuam a Subir num Mercado Sobreaquecido
O mercado imobiliário português manteve a tendência de forte valorização em julho de 2025, agravando a crise de acessibilidade. Segundo o barómetro do portal Imovirtual, o preço médio de venda de uma casa atingiu os 420.000 euros, um aumento de 15% em termos homólogos, enquanto o valor médio das rendas se fixou nos 1.350 euros, uma subida de 4% face ao mês anterior. Lisboa continua a ser o distrito mais caro, com preços médios de 635.000 euros para compra e 1.700 euros para arrendamento. Este cenário de sobreaquecimento é corroborado pelos resultados recorde das maiores redes imobiliárias a operar no país, que viram a sua faturação com comissões disparar cerca de 30% no primeiro semestre. A CEO da Remax Portugal, Beatriz Rubio, descreve o mercado como “muito dinâmico, registando-se um aumento dos preços, (...) com uma procura intensa para uma oferta ainda relativamente escassa”. Esta escassez de oferta é apontada por todos os especialistas como o principal motor da escalada de preços. A faturação da ERA Portugal, por exemplo, atingiu 59,5 milhões de euros em comissões, o melhor registo semestral desde 1998. Os líderes do setor são unânimes em prever que os preços continuarão a subir até ao final do ano, enquanto a oferta não aumentar substancialmente para responder à forte procura, que é agora também impulsionada por novos apoios como a garantia pública para jovens.



Artigos
5Economia
Ver mais
A Associação dos Transitários de Portugal denuncia um cenário de disrupção total nos serviços de handling de carga aérea nos principais aeroportos nacionais, com atrasos, desvio de mercadorias para Madrid e impacto direto na competitividade da economia portuguesa. A APAT – Associação dos Transitários de Portugal veio a público manifestar “profunda preocupação” com o que […] O conteúdo Handling em colapso coloca Portugal em risco logístico, alerta APAT aparece primeiro em Supply Chain Magazine.

A aquisição da DB Schenker pela DSV é mais do que uma operação de consolidação: é o negócio que redefine o mapa da logística mundial. Em entrevista exclusiva à Supply Chain Magazine, Rui Paulo Gomes, Managing Director da DSV Air & Sea Portugal, fala sobre o impacto da fusão, as novas sinergias entre as duas […] O conteúdo “A integração da Schenker marca uma nova era para a DSV” aparece primeiro em Supply Chain Magazine.

O Governo do Reino Unido encontra-se a analisar a possibilidade de adoção de imposto novo para taxar os proprietários de carros elétricos. Em cima da mesa, a hipótese de cobrar a quilometragem cumprida durante um ano. Confirmando-se a luz verde, a introdução da medida está planeada para 2028. Confrontado com a diminuição das receitas fiscais derivadas dos impostos pagos por automóveis a gasolina e a gasóleo, o executivo governamental britânico procura alternativa para recuperar dessa perda,...

As trilogue negotiations on the Generalised Scheme of Preferences (GSP) move forward, the European rice sector finds itself at a critical crossroads. The current GSP framework, combined with preferential trade agreements, bilateral arrangements, and tariff-rate quotas, allows an estimated 635,690 tonnes of milled rice to enter the EU duty-free each year, on top of significant […]







