Procura de Arrendamento Foge dos Centros Urbanos para as Periferias
Uma análise ao mercado de arrendamento no segundo trimestre de 2025 revela uma mudança significativa no comportamento dos portugueses, com a procura a concentrar-se nos municípios periféricos em detrimento dos grandes centros urbanos. Segundo dados do portal imobiliário idealista, Lisboa e Porto saíram da lista dos 50 concelhos mais procurados para arrendar casa, ocupando agora as posições 65 e 81, respetivamente. Esta tendência é uma consequência direta dos preços elevados praticados nas duas maiores cidades do país. A liderança da procura é agora assumida por concelhos como Barreiro, Vila Franca de Xira e Amadora, na Área Metropolitana de Lisboa. Nestes municípios, as rendas medianas situam-se em valores como 1.004 euros, 1.146 euros e 1.200 euros, respetivamente, valores consideravelmente inferiores aos 1.751 euros de Lisboa. A mesma dinâmica observa-se na periferia do Porto, com municípios como Paredes (968 euros/mês) e Penafiel (760 euros/mês) a registarem uma elevada procura. O estudo nota que, embora o mercado de arrendamento tenha vindo a abrandar ligeiramente, a pressão sobre os preços nas periferias tende a aumentar por efeito de contágio. Ainda assim, entre os 50 municípios mais procurados, 21 ainda apresentam rendas abaixo dos 1.000 euros, com destaque para a Covilhã (582 euros) e Bragança (596 euros) como os mais acessíveis.



Artigos
5Economia
Ver mais
A Associação dos Transitários de Portugal denuncia um cenário de disrupção total nos serviços de handling de carga aérea nos principais aeroportos nacionais, com atrasos, desvio de mercadorias para Madrid e impacto direto na competitividade da economia portuguesa. A APAT – Associação dos Transitários de Portugal veio a público manifestar “profunda preocupação” com o que […] O conteúdo Handling em colapso coloca Portugal em risco logístico, alerta APAT aparece primeiro em Supply Chain Magazine.

A aquisição da DB Schenker pela DSV é mais do que uma operação de consolidação: é o negócio que redefine o mapa da logística mundial. Em entrevista exclusiva à Supply Chain Magazine, Rui Paulo Gomes, Managing Director da DSV Air & Sea Portugal, fala sobre o impacto da fusão, as novas sinergias entre as duas […] O conteúdo “A integração da Schenker marca uma nova era para a DSV” aparece primeiro em Supply Chain Magazine.

O Governo do Reino Unido encontra-se a analisar a possibilidade de adoção de imposto novo para taxar os proprietários de carros elétricos. Em cima da mesa, a hipótese de cobrar a quilometragem cumprida durante um ano. Confirmando-se a luz verde, a introdução da medida está planeada para 2028. Confrontado com a diminuição das receitas fiscais derivadas dos impostos pagos por automóveis a gasolina e a gasóleo, o executivo governamental britânico procura alternativa para recuperar dessa perda,...

As trilogue negotiations on the Generalised Scheme of Preferences (GSP) move forward, the European rice sector finds itself at a critical crossroads. The current GSP framework, combined with preferential trade agreements, bilateral arrangements, and tariff-rate quotas, allows an estimated 635,690 tonnes of milled rice to enter the EU duty-free each year, on top of significant […]







