Precariedade e Baixos Salários Agravam Crise da Habitação
A dificuldade no acesso à habitação em Portugal está intrinsecamente ligada à precariedade laboral e aos baixos salários que afetam uma parte significativa da população. Um estudo da Randstad Research revela que os trabalhadores imigrantes, embora essenciais para a economia, enfrentam maior precariedade, com 35,8% a terem contratos temporários, mais do dobro da média nacional. Esta instabilidade laboral, combinada com o facto de quase 30% dos estrangeiros trabalharem em funções não qualificadas, dificulta o acesso ao crédito e ao arrendamento. A situação não se limita aos imigrantes: em 2023, quase 60% dos trabalhadores por conta de outrem em Portugal ganhavam menos de mil euros por mês. O aumento do número de empresas em regime de ‘lay-off’ (mais 22% em 2024) e dos despedimentos coletivos (mais 15,3%) agrava este cenário de insegurança. A crise é particularmente visível no Algarve, onde profissionais de saúde em greve apontam o elevado custo da habitação como um impeditivo para a sua fixação na região, denunciando a impossibilidade de suportar os preços das casas com os seus salários. Estes dados demonstram que a crise da habitação não pode ser dissociada do contexto laboral, onde a falta de rendimentos dignos e de estabilidade no emprego impede muitas famílias de aceder a uma morada adequada.



Artigos
5Economia
Ver mais
A Associação dos Transitários de Portugal denuncia um cenário de disrupção total nos serviços de handling de carga aérea nos principais aeroportos nacionais, com atrasos, desvio de mercadorias para Madrid e impacto direto na competitividade da economia portuguesa. A APAT – Associação dos Transitários de Portugal veio a público manifestar “profunda preocupação” com o que […] O conteúdo Handling em colapso coloca Portugal em risco logístico, alerta APAT aparece primeiro em Supply Chain Magazine.

A aquisição da DB Schenker pela DSV é mais do que uma operação de consolidação: é o negócio que redefine o mapa da logística mundial. Em entrevista exclusiva à Supply Chain Magazine, Rui Paulo Gomes, Managing Director da DSV Air & Sea Portugal, fala sobre o impacto da fusão, as novas sinergias entre as duas […] O conteúdo “A integração da Schenker marca uma nova era para a DSV” aparece primeiro em Supply Chain Magazine.

O Governo do Reino Unido encontra-se a analisar a possibilidade de adoção de imposto novo para taxar os proprietários de carros elétricos. Em cima da mesa, a hipótese de cobrar a quilometragem cumprida durante um ano. Confirmando-se a luz verde, a introdução da medida está planeada para 2028. Confrontado com a diminuição das receitas fiscais derivadas dos impostos pagos por automóveis a gasolina e a gasóleo, o executivo governamental britânico procura alternativa para recuperar dessa perda,...

As trilogue negotiations on the Generalised Scheme of Preferences (GSP) move forward, the European rice sector finds itself at a critical crossroads. The current GSP framework, combined with preferential trade agreements, bilateral arrangements, and tariff-rate quotas, allows an estimated 635,690 tonnes of milled rice to enter the EU duty-free each year, on top of significant […]







