menulogo
Notícias Agora
user
Economia August 1, 2025

Prestações do Crédito à Habitação com Novo Alívio em Agosto

As famílias com crédito à habitação indexado às taxas Euribor a três, seis e 12 meses sentirão um novo alívio na prestação da casa com a revisão de agosto. As descidas, que podem chegar aos 123 euros, resultam da evolução favorável das taxas Euribor nos últimos meses, embora sinais recentes indiquem que este ciclo de descidas pode estar a chegar ao fim. Para um empréstimo de 150 mil euros a 30 anos com um 'spread' de 1%, a poupança mensal pode variar entre 21,46 euros e 123,54 euros.

News ImageNews ImageNews Image

A média da Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal, baixou para 2,055% em julho, o que se traduzirá numa redução da prestação para os contratos revistos com base neste indexante. Da mesma forma, as taxas a três e 12 meses também registaram valores inferiores aos dos períodos de referência anteriores, garantindo uma diminuição do encargo mensal para os mutuários.

No entanto, a inversão de tendência verificada em julho, com ligeiras subidas nos prazos mais curtos, sugere que o ciclo de alívio pode estar a terminar.

O Banco Central Europeu (BCE) manteve as taxas diretoras na sua última reunião, e embora se espere mais um corte este ano, as previsões apontam para uma estabilização das taxas Euribor ligeiramente abaixo dos 2% até ao final de 2025.

Esta estabilização significa que as reduções significativas nas prestações, que marcaram os últimos meses, deverão dar lugar a variações mais modestas.

ai briefingEm resumo
As prestações do crédito à habitação com revisão em agosto vão descer, proporcionando um alívio financeiro significativo para muitas famílias. Contudo, a recente estabilização e ligeira subida das taxas Euribor indicam que o período de grandes descidas está a terminar, antecipando-se uma maior estabilidade nos encargos nos próximos meses.

Artigos

5

Economia

Ver mais
News Image

O Tomate foi o produto alimentar que mais aumentou na última semana

A DECO PROteste faz semanalmente uma análise ao preço do cabaz de Produtos Alimentares Essenciais. O preço do cabaz alimentar aumentou 1,01 euros (mais 0,42%) na última semana, para 240,65 euros.  Entre 30 de julho e 6 de agosto de 2025, o produto com maior aumento no cabaz alimentar da DECO foi o tomate que sofreu um aumento de + 0,36 € (+18%). Esta semana os ovos continuam no topo da tabela e é produto alimentar cujo preço mais aumentou desde o início do ano, com uma subida de 0,45 cêntimos (mais 28%). TOP…

Source LogoJornal de Mafra
categoryVer categoria completa
Close