Mercado imobiliário com crescimento recorde de 30,5% no primeiro semestre
Apesar do contínuo aumento dos preços e dos desafios de acessibilidade, o mercado imobiliário português demonstrou uma atividade transacional sem precedentes na primeira metade de 2025, com a Remax a reportar um crescimento recorde de 30,5% no volume de negócios. Este dado revela um mercado extremamente dinâmico e resiliente, onde a procura por imóveis se mantém em alta, desafiando as expectativas de um possível abrandamento devido ao contexto económico. A análise dos tipos de imóveis mais transacionados mostra que, para além do segmento residencial, houve um interesse significativo em terrenos, que representaram 9% do total, e em lojas, com 4,2%. Este dinamismo sugere que o mercado não está apenas a ser impulsionado pela compra de habitação própria, mas também por um forte movimento de investimento, tanto em projetos de construção futura como em ativos comerciais. O crescimento recorde nas transações ocorre num período em que os preços continuam a subir, como evidenciado por outros relatórios, e em que os líderes da banca alertam para a insustentabilidade do setor. Esta aparente contradição pode ser explicada por vários fatores, incluindo a contínua atratividade de Portugal para investidores estrangeiros, a procura por parte de emigrantes e a urgência de muitos compradores nacionais em adquirirem um imóvel antes que os preços subam ainda mais. No entanto, um volume de transações tão elevado num cenário de oferta limitada é um fator que, por si só, contribui para a pressão inflacionista sobre os preços, intensificando a crise de habitação para quem tem menor poder de compra.



Artigos
5Economia
Ver mais
Os dois sindicatos representativos do pessoal de terra da companhia de aviação açoriana Azores Airlines esclareceram hoje, no âmbito da privatização da empresa, que estas estruturas “não vendem empresas, defendem trabalhadores”. “Tentar empurrar para estes sindicatos a decisão de venda ou compra, ou a responsabilidade pelo eventual fracasso da privatização, é tão errado quanto desonesto! […] O conteúdo Sindicatos do pessoal de terra da Azores Airlines dizem que “não vendem empresas, defendem trabalhadores” aparece primeiro em jornalacores9.pt.

O secretário regional da Agricultura afirmou hoje que o Plano e Orçamento do setor para 2026 tem uma dotação de 146 milhões de euros, assegurando o compromisso com o incremento do rendimento dos agricultores e sustentabilidade da atividade agrícola. “O plano tem uma dotação de 146 milhões de euros, distribuídos da seguinte forma: 70 milhões […] O conteúdo Plano da Agricultura para 2026 nos Açores reforça apoios ao rendimento e sustentabilidade aparece primeiro em jornalacores9.pt.

A IL/Açores considerou hoje que as propostas de Plano e Orçamento da Região para 2026 seguem “uma trajetória de endividamento sem fim”, acusando o executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM) de desperdiçar “mais uma oportunidade” para implementar reformas estruturais. Em comunicado, a IL lamenta que “o executivo e os partidos que o suportam insistam, mais um ano, numa […] O conteúdo IL critica ausência de reformas nas propostas de Plano e Orçamento dos Açores aparece primeiro em jornalacores9.pt.

O secretário regional do Mar e das Pescas defendeu hoje que o “investimento colossal” no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), em 2026, obrigou a que fossem “repensados investimentos”, admitindo dificuldades em algumas rubricas no setor. Mário Rui Pinho referiu que 68% do investimento do setor destina-se à execução do PRR, cujo prazo termina em […] O conteúdo Investimento “colossal” no PRR obriga a “repensar investimentos” nas pescas em 2026 aparece primeiro em jornalacores9.pt.







