Este descontentamento social torna-se terreno fértil para discursos populistas, que, como um dos artigos aponta, culpam a "pressão migratória" pela escassez de habitação. A questão da habitação transcende assim a dimensão económica, tornando-se um catalisador de tensões sociais e um ponto central na agenda política, exigindo respostas estruturais que abordem tanto a oferta como a acessibilidade.
Acesso à habitação torna-se um "flagelo" social e tema central na política
A dificuldade em aceder a uma casa para morar é um problema que vai "muito além da evidente falta de habitação social para os mais pobres", como refere a candidatura do Bloco de Esquerda em Faro, pois "atualmente a generalidade dos trabalhadores não têm rendimentos que lhe permitam aceder a uma casa". Esta realidade é corroborada por Patrícia Barão, da APEMIP, que classifica o tema como um "flagelo", e por dados do Eurostat que colocam Portugal como o país com pior acesso à habitação na Europa. A crise manifesta-se de várias formas, desde a precariedade vivida por imigrantes em Olhão, que mesmo a trabalhar não conseguem arrendar uma casa, até à intervenção do artista Bordalo II, que com a sua obra "Lisbon For Sale" critica uma cidade "onde a maioria nem pode sonhar viver".



Artigos
5Economia
Ver mais
Santarém recebeu entre 5 e 7 de novembro o AGRIBUSINESS 2025, considerado o maior encontro B2B do setor agroalimentar em Portugal. O evento decorreu no Convento de São Francisco e terminou com um balanço muito positivo. Ao longo de três dias foram realizadas mais de 600 reuniões de negócio entre empresas portuguesas e 30 importadores […] The post Santarém recebeu mais de 600 reuniões de negócios no AGRIBUSINESS 2025 first appeared on Notícias do Sorraia.

A Flixbus pediu acesso ao terminal rodoviário de Sete Rios em Lisboa, a Rede Expressos (que detém a concessão do espaço) disse que não. O caso chegou à Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) que permitiu a operação da empresa alemã no local. A Rede Expressos continuou a negar. Esta quinta-feira, 6 de novembro, […] O conteúdo Está aberta a guerra. FlixBus e Rede Expressos não se entendem sobre acesso a Sete Rios aparece primeiro em NiT.

O número de empresas criadas em Portugal até setembro subiu 3,7% face ao mesmo período de 2024, tendo sido constituídas mais 1.636 empresas, o número mais elevado em 20 anos, segundo o Barómetro da Informa D&B. Em relação aos setores com crescimento na criação de empresas face ao período homólogo, destacaram-se as atividades imobiliárias com […] The post Número de empresas criadas cresce 3,7% até setembro para valor recorde de 20 anos appeared first on Forbes Portugal.

A associação ZERO voltou hoje a defender a subida do IVA para a taxa máxima nas viagens aéreas domésticas, que incluem os voos entre Lisboa, Porto, Faro e ilhas da Madeira e dos Açores.






