A iniciativa visa simplificar e agilizar o acesso ao financiamento, com a meta de intermediar mais de mil milhões de euros anuais até 2026. A nova plataforma tecnológica pretende transformar o processo de obtenção de crédito à habitação, que atualmente é maioritariamente analógico. A FINANCE21 permitirá realizar simulações em tempo real com a maioria dos bancos, comparar propostas, validar documentação de forma automática e até proceder à contratação digital através de ligação com as instituições de crédito.

Segundo Ricardo Sousa, diretor-geral da Century 21 Portugal e da Finance21, a plataforma inverte o modelo tradicional, começando por “avaliar a capacidade financeira do cliente e quanto pode gastar numa casa antes de ser iniciado o processo de procura da habitação”.

Esta abordagem visa tornar o processo de compra “mais realista” e consciente, especialmente num contexto de desequilíbrio entre os rendimentos e os preços das casas. A empresa estima intermediar mais de 750 milhões de euros em 2025 e ultrapassar os mil milhões em 2026, apoiando um total de 6.000 famílias. A FINANCE21 estará disponível em toda a rede Century 21 e em novos pontos de atendimento independentes, podendo ser utilizada mesmo por quem não compre casa através da rede.