O partido classifica a medida como um “frete político”, sugerindo que a decisão visa mais o ganho político imediato do que a resolução efetiva do problema de acesso à habitação na cidade. O debate em torno do Alojamento Local tem sido central na discussão sobre a crise habitacional em várias cidades portuguesas, com defensores da sua regulação a argumentarem que a expansão do AL retira imóveis do mercado de arrendamento tradicional, pressionando os preços. Por outro lado, os críticos das suspensões e restrições defendem que o AL é uma importante fonte de rendimento e dinamismo para a economia local e que o problema da habitação reside na falta de construção e de políticas de fundo.
Suspensão de Novas Licenças de Alojamento Local no Funchal Gera Controvérsia
A decisão da Câmara Municipal do Funchal de suspender por seis meses a emissão de novas licenças de Alojamento Local (AL) gerou críticas por parte da Iniciativa Liberal (IL). O partido considera a medida um ato de “populismo ineficaz” que não resolverá a crise da habitação na região. A candidatura da IL à Câmara do Funchal, liderada por Sara Jardim, argumenta que a suspensão temporária não terá o efeito desejado de aumentar a oferta de arrendamento de longa duração. Segundo a candidata, “proibir novas licenças de Alojamento Local é fácil, mas não resolve nada”. A IL acusa o executivo municipal e o Governo Regional de falta de uma estratégia habitacional coerente, utilizando a suspensão como uma forma de “mascarar a total ausência de estratégia”.


Artigos
2Economia
Ver mais
Na I Gala AJAP – Portugal Winners, realizada no Casino Estoril, Sabrina Saraiva foi homenageada com o prémio “Jovem Empresária Rural 2025”. Natural da aldeia de Gralheira, no norte montanhoso de Portugal, Sabrina representa uma nova geração de empreendedoras rurais modernas, unindo tradição, inovação e dedicação ao território. Embora seja maquilhadora, a sua vida profissional […] O conteúdo Sabrina Saraiva recebe o prémio “Jovem Empresária Rural 2025” aparece primeiro em Revista do Setor Agrário.

O programa E-Lar, que visa apoiar a troca de eletrodomésticos a gás por modelos elétricos em famílias com tarifa social...

A empresa é um dos maiores operadores logísticos da Europa e é especializada na distribuição para canais de proximidade.

Esta medida, a ser aplicada, permitiria ao Estado “arrecadar receitas adicionais na ordem de, pelo menos, 100 milhões euros por ano”, apontou a associação de defesa do ambiente







