Pelo contrário, o foco em segmentos mais lucrativos pode até contribuir para a subida geral dos preços, acentuando as dificuldades sentidas pela maioria da população.
Crescimento de Empresas Imobiliárias e de Construção Acentua Contraste com Falta de Oferta
O setor do imobiliário e da construção em Portugal registou o maior crescimento na constituição de novas empresas nos primeiros sete meses de 2025, com aumentos de 22% e 11%, respetivamente. Este dinamismo empresarial, que também se reflete nos resultados positivos de grandes redes imobiliárias como a Keller Williams e a RE/MAX, contrasta de forma acentuada com a persistente escassez de habitação acessível no mercado. A análise aprofundada dos dados da Informa D&B revela que, enquanto o número de novas empresas nestes setores dispara, impulsionado por atividades de compra e venda de imóveis e construção de edifícios, a oferta para a classe média e jovens continua a ser insuficiente. A Keller Williams, por exemplo, apesar de registar um crescimento de 25% na faturação, opera “num mercado onde a oferta acessível é escassa”. Esta aparente contradição sugere que o investimento e a atividade empresarial estão a ser canalizados maioritariamente para projetos de gama média-alta e de luxo, que oferecem maior rentabilidade, em detrimento da construção de habitação a custos controlados. O aumento do número de empresas no setor não se está, portanto, a traduzir numa solução para a crise de acessibilidade.



Artigos
5Economia
Ver mais
Na I Gala AJAP – Portugal Winners, realizada no Casino Estoril, Sabrina Saraiva foi homenageada com o prémio “Jovem Empresária Rural 2025”. Natural da aldeia de Gralheira, no norte montanhoso de Portugal, Sabrina representa uma nova geração de empreendedoras rurais modernas, unindo tradição, inovação e dedicação ao território. Embora seja maquilhadora, a sua vida profissional […] O conteúdo Sabrina Saraiva recebe o prémio “Jovem Empresária Rural 2025” aparece primeiro em Revista do Setor Agrário.

O programa E-Lar, que visa apoiar a troca de eletrodomésticos a gás por modelos elétricos em famílias com tarifa social...

A empresa é um dos maiores operadores logísticos da Europa e é especializada na distribuição para canais de proximidade.

Esta medida, a ser aplicada, permitiria ao Estado “arrecadar receitas adicionais na ordem de, pelo menos, 100 milhões euros por ano”, apontou a associação de defesa do ambiente







