Embora estes dados indiquem um setor robusto e atrativo para o investimento, a maioria dos projetos anunciados parece focar-se nos segmentos de gama média-alta, luxo e turismo, não oferecendo uma resposta direta à crescente procura por habitação a custos controlados, um dos maiores desafios sociais e económicos que Portugal enfrenta.
Setores Imobiliário e da Construção Lideram Criação de Novas Empresas
Os setores das atividades imobiliárias e da construção registaram o maior crescimento na constituição de novas empresas nos primeiros sete meses de 2025, sinalizando um forte dinamismo e investimento, apesar da crise de acessibilidade na habitação que afeta o país. Dados da Informa D&B revelam que, até ao final de julho, a criação de empresas no setor das atividades imobiliárias cresceu 22%, o que corresponde a mais 697 novas constituições. O setor da construção seguiu a mesma tendência, com um aumento de 11%, traduzido em mais 410 empresas. Este crescimento consecutivo, que dura há nove meses, é impulsionado principalmente pelas atividades de compra e venda de bens imobiliários e pela construção de edifícios. Este dinamismo empresarial é visível no terreno, com o anúncio de vários projetos de grande escala. Exemplos disso incluem um novo condomínio residencial no centro do Porto, um aparthotel turístico e residencial na frente ribeirinha do Seixal, e a aquisição de terrenos para habitação e hotelaria na marginal da Nazaré por 7,6 milhões de euros pelo Grupo Mais. Adicionalmente, o setor logístico também demonstra vitalidade, com a aquisição de um parque industrial de 26.000 m² em Palmela pela Patron Capital.



Artigos
5Economia
Ver mais
Jornal Mais Ribatejo A greve de dois dias dos trabalhadores da Nobre Alimentação, em Rio Maior, está a gerar leituras opostas quanto à adesão. Enquanto o sindicato fala numa participação de mais de 90%, a empresa garante que apenas cerca de 30% dos 780 trabalhadores faltaram ao trabalho esta sexta-feira. “É uma estimativa baseada no número de viaturas […] O conteúdo Greve na Nobre em Rio Maior gera versões divergentes: sindicato fala em 90%, empresa aponta 30% de adesão aparece primeiro em Mais Ribatejo.

Jornal Mais Ribatejo O Ministério da Agricultura e da Alimentação vai implementar uma rede nacional de armadilhas inteligentes, recorrendo a inteligência artificial (IA) para reforçar a vigilância e o controlo de pragas e doenças que afetam animais e culturas agrícolas, num investimento de 10 milhões de euros financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência. O projeto, […] O conteúdo Governo investe 10 milhões em rede inteligente para vigiar pragas na agricultura aparece primeiro em Mais Ribatejo.

Estratégia tem em vista reduzir as importações de gás russo e limitar a presença da Turquia no mercado europeu. Primeiro-ministro grego recusa que rotas sejam desviadas através da Turquia.

A dificuldade de Lisboa acolher voos privados com destino à Web Summit, noticiada pelo ECO na quarta-feira, já chegou à imprensa internacional. O jornal Financial Times (FT) titula que “engarrafamento de tráfego de jatos privados para a cimeira de Lisboa obriga magnatas a aterrar em Espanha”. Segundo a organização, “alguns convidados, em particular aqueles com […]







