Apesar da crise de acessibilidade na habitação, o setor imobiliário português continua a ser um polo de atração para grandes investimentos, com vários projetos de luxo e turismo a serem anunciados em diferentes regiões do país. Empreendimentos em Estremoz, Lisboa e São João da Madeira, que totalizam quase 100 milhões de euros, demonstram a contínua confiança dos promotores nos segmentos de gama alta do mercado nacional. Em Estremoz, o promotor OVERSEAS vai avançar com um investimento de 50 milhões de euros na Herdade das Pinas. O projeto contempla um hotel de cinco estrelas, com spa, capela e adega, bem como um conjunto de moradias turísticas, numa área de construção superior a 20 mil metros quadrados, prevendo-se a criação de uma centena de postos de trabalho. Em Lisboa, no bairro de Alvalade, a MAP Engenharia e Construção foi escolhida para edificar o RCC Alvalade, um projeto residencial de 30 milhões de euros promovido pelo The Edge Group e Ardma FCR.
Com assinatura do arquiteto Manuel Aires Mateus, o empreendimento terá 40 apartamentos de tipologias T1 a T3, piscina no rooftop e ginásio. No norte do país, em São João da Madeira, o grupo Hoti Hoteis investiu 16 milhões de euros na transformação do histórico Palacete Conde Dias Garcia num hotel de quatro estrelas da marca Meliá. O projeto, realizado ao abrigo do Programa Revive, combina a reabilitação do edifício original com a construção de um novo bloco, totalizando 93 quartos e criando 35 postos de trabalho.
Estes investimentos contrastam com as dificuldades sentidas pela população em geral no acesso à habitação, evidenciando um mercado imobiliário a duas velocidades.
Em resumoA vaga de novos investimentos em projetos imobiliários de luxo e turismo em várias regiões de Portugal confirma o dinamismo e a atratividade do mercado para promotores nacionais e internacionais. Estes empreendimentos, focados em segmentos de alto valor, coexistem com a crescente crise de habitação acessível que afeta a maioria da população.