O distrito de Beja destaca-se como o que registou a maior valorização anual, com uma subida de 32%, elevando o preço médio para 197.000 euros. Esta tendência de subida generalizada é corroborada pela perceção de vários intervenientes políticos locais, como o candidato da CDU à Câmara de Arcos de Valdevez, Ricardo Coelho, que descreve os preços de compra e arrendamento como “completamente exorbitantes”. A dificuldade de acesso à habitação, especialmente para os jovens, tornou-se um tema central no debate político, com diversas candidaturas autárquicas a focarem-se na necessidade de criar “habitação jovem e acessível”. Este cenário de inflação galopante alimenta um paradoxo no mercado: enquanto a aquisição de casa se torna um desafio para os cidadãos, o setor imobiliário floresce. O aumento dos preços impulsiona a rentabilidade dos fundos de investimento imobiliário, cujo valor sob gestão cresceu 23% num ano, e estimula a criação de novas empresas nos setores da construção e atividades imobiliárias, que viram um aumento de 11% e 21%, respetivamente, na sua constituição.
Preços das casas disparam 20,6% em julho, o valor mais alto das últimas três décadas
Os preços de venda da habitação em Portugal Continental continuam a demonstrar uma valorização acentuada, agravando a crise de acessibilidade para muitas famílias. Dados de julho revelam um aumento homólogo de 20,6%, um dos valores mais elevados das últimas três décadas, sublinhando a urgência de medidas eficazes para estabilizar o mercado. A escalada de preços, confirmada pelo Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário, não é uniforme, mas afeta todo o território nacional.



Artigos
6Economia
Ver mais
Para Massimo Forte, comprar casa não é impossível. Impossível é comprar sem conhecer os passos certos para lá chegar. Por isso, neste livro revela os “10 passos para teres o teu imóvel”.

Os preços no consumidor na China voltaram a subir em outubro, segundo dados oficiais divulgados hoje, após três meses de queda, devido à fraca procura das famílias e às pressões deflacionistas.

A E-Redes explica que se tratam de "interrupções programadas, previamente agendadas", com o objetivo de "garantir a qualidade e a fiabilidade do serviço elétrico". Veja a lista dos locais afetados.

A China anunciou hoje a suspensão da proibição de exportação de gálio, antimónio e germânio --- metais raros essenciais --- para os Estados Unidos, em mais um sinal de redução das tensões entre os dois países.






