Em resposta, o gabinete do presidente garantiu que "serão acautelados todos os procedimentos necessários para que essa suspensão se mantenha até à aprovação da proposta". A recusa em votar a proposta do PS foi justificada com o argumento de que esta não considerava o relatório da consulta pública e poderia ter a sua legalidade comprometida. O PCP criticou ambos os lados, afirmando que "a história da regulamentação do Alojamento Local em Lisboa é uma história feita de atrasos com consequências graves para a cidade", lembrando que a proliferação de AL em zonas centrais, que ultrapassa 50% dos fogos, resultou da inação de executivos anteriores e atuais.
Impasse Político em Lisboa sobre Nova Regulamentação do Alojamento Local
A regulamentação do Alojamento Local (AL) em Lisboa gerou um impasse político na câmara municipal, com a atual suspensão de novas licenças a terminar a 7 de novembro. O PS tentou forçar a votação de uma proposta para manter a suspensão, mas a liderança PSD/CDS-PP recusou, gerando receios de um "vazio legal" que permita uma nova onda de registos de AL. A proposta de alteração ao Regulamento Municipal do Alojamento Local (RMAL), que esteve em consulta pública até abril, prevê um rácio de contenção de 5% entre AL e fogos habitacionais, o que na prática suspenderia novas licenças, uma vez que a cidade já ultrapassou este limite. O vereador socialista Pedro Anastácio acusou a gestão de Carlos Moedas de falhar na capacidade de antecipação.



Artigos
4Economia
Ver mais
A Benetti marca presença no Qatar Boat Show 2025, que arrancou no sábado, 8 de novembro em Doha, destacando o papel estratégico do Médio Oriente e o interesse do estaleiro na produção personalizada. Após sua estreia em 2024, a Benetti reforça sua presença no Golfo, uma área dinâmica e estratégica para o estaleiro, reconhecido por sua excelência em fabricação há mais de 150 anos. Num mercado vibrante como o do Médio Oriente, a capacidade da Benetti de personalizar, combinando inovação, engenharia, design e habilidade artesanal, tem sido crucial para o seu sucesso na região. Desta forma, a participação no Doha Boat Show oferece a oportunidade de confirmar a excelência de produção da Benetti e apresentar novos projetos para a frota. Entre eles está o Oasis 42M, um novo modelo de ponta na série Oasis em fibra de vidro, com o sistema patenteado Oasis Deck e terraços laterais extensíveis projetados pela RDW. A área de estar na popa ocupa mais de 100 metros quadrados, incorporando uma piscina de borda infinita com cobertura retrátil, criando uma ligação perfeita entre o interior e o exterior. Já os espaços internos, projetados pela Bonetti/Kozerski Architecture, oferecem uma atmosfera luminosa e contemporânea, com materiais naturais e superfícies texturizadas que interagem com a luz do mar. Outro projeto apresentado no Qatar é o B.Now 52M, uma evolução do conceito em aço B.Now 50M, do qual foram vendidas 21 unidades. Este modelo apresenta um Oasis Deck 30% maior que a versão anterior, com uma área de popa de 130 metros quadrados. A piscina, maior e redesenhada, inclui um sistema de cobertura retrátil que transforma a área numa plataforma flutuante. O convés principal oferece uma passadeira contínua de 48 metros, desde a porta do salão até o terraço panorâmico da proa, projetado pela RWD. O conteúdo Benetti mostra dois novos iates no Qatar Boat Show aparece primeiro em Mundo Nautico.

Quando arrefece a sério e tens a casa fria, há dois caminhos: gerar calor (aquecimento) e não o deixar fugir (isolamento). Faz as duas coisas e a casa fica confortável com menos kWh. Aqui tens o ranking honesto dos aquecedores por €/hora, um kit de isolamento DIY em 15 minutos e os mitos que te […]

A ministra das Finanças moçambicana Carla Louveira admitiu na quinta-feira que a legislação que regula o mercado segurador, que cresceu 11,5% em 2024, para 328 milhões de euros, está “desajustada da realidade”, tendo o Governo avançado com a sua revisão. Carla Louveira apresentou na quinta-feira, no parlamento, em Maputo, a proposta de Lei de Autorização […]

O novo aeroporto foi inaugurado oficialmente em 10 de novembro de 2023 pelo Presidente João Lourenço e dispõe de uma capacidade para 15 milhões de passageiros por ano.







