O reforço da dotação é feito de forma preventiva para garantir que as instituições financeiras continuam a ter capacidade para responder à procura, confirmando a importância desta política para facilitar o acesso dos jovens ao mercado imobiliário.
Governo Reforça Garantia Pública para Jovens na Compra de Casa com Mais 350 Milhões de Euros
O Governo vai reforçar com mais 350 milhões de euros a linha de garantia pública destinada a apoiar os jovens na aquisição de habitação própria e permanente. Esta medida visa dar resposta à forte adesão registada desde a sua implementação no início de 2025, elevando o montante total da garantia para 1.550 milhões de euros. A linha, que foi inicialmente criada com um valor de mil milhões de euros e já tinha recebido um primeiro reforço de 200 milhões, permite que os jovens até aos 35 anos obtenham financiamento bancário a 100% do valor do imóvel, com o Estado a garantir até 15% do crédito, para imóveis de valor máximo de 450.000 euros. Segundo dados do Banco de Portugal, até ao final de julho, já tinham sido utilizados 348 milhões de euros, o que corresponde a 32,1% do montante total então disponível. Nos primeiros sete meses do ano, foram celebrados 13.200 contratos de crédito à habitação ao abrigo deste regime, num montante total de 2,5 mil milhões de euros. Estes contratos representaram 38,7% do número total de empréstimos e 41% do montante total contratado por jovens até aos 35 anos.



Artigos
4
Segundo fonte sindical O conteúdo Sindicato estima adesão entre 10% e 20% na greve na distribuição aparece primeiro em O MINHO.

Há mais de 2.000 contentores acumulados no Porto de Leixões sem autorização de saída ou de entrada em Portugal. Um novo sistema informático da autoridade tributária não está a funcionar como devia e há prejuízos para as importações e exportações.

As vendas em centros comerciais no passado fim de semana antes do Natal subiram 3% em relação à mesma altura do ano passado. Os dados são da Associação Portuguesa de Centros Comerciais e ainda não incluem estes últimos 3 dias antes do Natal. Na contagem decrescente para a habitual troca de presentes, prosseguem as compras, na habitual tradição do "deixar tudo para o fim".

Filiais de multinacionais empregavam 704 mil pessoas e geraram 27,9% do VAB das sociedades em Portugal, em 2024. [Leia mais]







