Esta tendência demonstra que, embora o acesso ao crédito tenha sido facilitado, aumentou também o nível de endividamento da população mais jovem.
Crédito à Habitação para Jovens Dispara com Incentivos Governamentais
As recentes medidas governamentais para apoiar a aquisição de habitação por jovens estão a ter um impacto significativo no mercado de crédito. Dados do Banco de Portugal (BdP) indicam que os jovens até 35 anos já representam a maioria dos novos contratos de crédito à habitação, um reflexo direto dos novos benefícios fiscais. Numa análise divulgada pelo BdP, observa-se que o peso dos jovens no montante de novos contratos para habitação própria permanente aumentou de uma média de 44% (entre janeiro de 2022 e julho de 2024) para 59% nos primeiros oito meses de 2025. Esta subida é atribuída a medidas como a isenção de IMT e Imposto do Selo, e a garantia pessoal do Estado. Em termos absolutos, de um total de 12.000 milhões de euros em novos contratos até agosto, 7.100 milhões foram contratados por jovens, mais do dobro dos 3,5 mil milhões registados no mesmo período de 2024. O montante médio do crédito concedido a este grupo também aumentou 43% desde dezembro de 2023, fixando-se em 192,6 mil euros em agosto de 2025. Em contraste, para os mutuários com mais de 35 anos, o aumento foi de apenas 25%. Os dados revelam ainda uma maior dependência do financiamento por parte dos jovens, com o rácio entre o montante do crédito e o preço da habitação a situar-se nos 82%, um aumento de sete pontos percentuais este ano, enquanto para os restantes mutuários este rácio é de 58%.



Artigos
9
A Universidade de Aveiro (UA), através da UACOOPERA, irá disponibilizar um leque alargado de horas de consultoria especializada destinadas a apoiar jovens empreendedores com ideias de negócio que necessitem de orientação para validar e implementar os seus projetos. No âmbito deste apoio, a UA irá disponibilizar um total de 240 horas de consultoria individualizada distribuir […] O conteúdo Universidade de Aveiro apoia empreendedores com horas de consultoria especializada aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

No final de novembro passado o desemprego caiu 5,4% no Alentejo, comparativamente com igual mês de 2024. Estavam registados nos Serviços de Emprego do Alentejo 16 107 indivíduos, menos 918 do que no mês homólogo de 2024, revela o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Face ao mês anterior (outubro) o desemprego aumentou no Alentejo […]

A "boutique" da Aston Martin na reformulada Marina de Cascais

Central de Compras da CIMAC já movimenta 4,4 milhões de euros e ganha peso na gestão pública do Alentejo Central. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Central de compras da CIMAC movimenta 4,4 milhões no Alentejo Central







