Esta abordagem integrada visa criar bairros mais sustentáveis e combater a dependência do automóvel.
Em Viana do Castelo, o candidato da Iniciativa Liberal, Duarte Antunes, sublinhou que "a habitação e a mobilidade são dois temas interligados". Argumentou que "não se conseguem criar novas habitações em zonas do concelho que não tenham um plano de mobilidade". A sua proposta passa por, "depois de identificar as novas zonas de construção, é preciso servi-las de transportes públicos, ciclovias, boas acessibilidades".
Em Coimbra, o candidato da Nova Direita, Tiago Martins, defendeu uma visão semelhante, propondo a articulação entre o futuro metrobus, os transportes urbanos (SMTUC) e as ciclovias. "Temos de integrar os nossos transportes, articular o metrobus, os SMTUC, as ciclovias", destacou, defendendo também o reforço da mobilidade nas freguesias com mini-autocarros. Esta visão holística reflete o reconhecimento de que a criação de novas áreas residenciais sem a devida infraestrutura de transportes agrava os problemas de trânsito e isola as comunidades, tornando essencial um planeamento urbano que considere ambos os vetores em simultâneo para garantir a qualidade de vida dos cidadãos.














