O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) surge como um dos principais beneficiários destes fundos, sendo a entidade responsável pela gestão e execução de grande parte do plano, consolidando o seu papel central na política de habitação do país.
Plano de Habitação Acessível Exigirá 511 Milhões de Euros do Orçamento do Estado até 2030
O ambicioso plano do Governo para reforçar a oferta de habitação pública a custos acessíveis terá um encargo significativo para os contribuintes. Os Orçamentos do Estado (OE) terão de suportar 511,63 milhões de euros até 2030 para ajudar a concretizar a meta de 12.000 novos imóveis. A estratégia de financiamento para este programa assenta numa abordagem tripartida, combinando verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), um empréstimo do Banco Europeu de Investimento (BEI) e dotações diretas do OE. Inicialmente, o PRR previa financiar 6.800 habitações com 774 milhões de euros, mas, devido à baixa procura por parte dos municípios e ao risco de não cumprimento dos prazos, a meta foi revista em baixa para 3.500 casas, com um financiamento de 463,1 milhões de euros. Esta reprogramação transferiu a responsabilidade de uma parte significativa do programa para outras fontes. O empréstimo contraído junto do BEI, no valor máximo de 1.340 milhões de euros, surge como uma fonte crucial, mas insuficiente. A Resolução do Conselho de Ministros esclarece que o financiamento do BEI não cobre 100% das despesas, nomeadamente o IVA, e não considera elegíveis os custos com a aquisição de terrenos ou edifícios. É para colmatar esta lacuna que o OE será chamado a intervir, assegurando a viabilidade financeira do programa e garantindo que o objetivo de aumentar o parque habitacional público não é comprometido.



Artigos
5
A Universidade de Aveiro (UA), através da UACOOPERA, irá disponibilizar um leque alargado de horas de consultoria especializada destinadas a apoiar jovens empreendedores com ideias de negócio que necessitem de orientação para validar e implementar os seus projetos. No âmbito deste apoio, a UA irá disponibilizar um total de 240 horas de consultoria individualizada distribuir […] O conteúdo Universidade de Aveiro apoia empreendedores com horas de consultoria especializada aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

No final de novembro passado o desemprego caiu 5,4% no Alentejo, comparativamente com igual mês de 2024. Estavam registados nos Serviços de Emprego do Alentejo 16 107 indivíduos, menos 918 do que no mês homólogo de 2024, revela o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Face ao mês anterior (outubro) o desemprego aumentou no Alentejo […]

A "boutique" da Aston Martin na reformulada Marina de Cascais

Central de Compras da CIMAC já movimenta 4,4 milhões de euros e ganha peso na gestão pública do Alentejo Central. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Central de compras da CIMAC movimenta 4,4 milhões no Alentejo Central







