A engenharia civil também registou um crescimento mais moderado, de 1,3%, abrandando 0,1 pontos percentuais. A par da produção, o índice de emprego no setor também desacelerou, crescendo 2,3%, enquanto o índice de remunerações acelerou para 7,8%. Este cenário de abrandamento é corroborado por um estudo da Crédito y Caución, que alerta para problemas estruturais e conjunturais que travam o crescimento da construção na Europa, como a "escassez de mão de obra e a incerteza global". Em Portugal, especificamente, o comportamento do setor em 2026 estará condicionado pela "execução eficiente de fundos europeus, designadamente do PRR", o que sugere que a capacidade de investimento público será crucial para contrariar a tendência de arrefecimento.
Setor da Construção Desacelera em Agosto, Influenciado pela Edificação de Edifícios
O setor da construção em Portugal registou um abrandamento no seu crescimento homólogo em agosto, um sinal de arrefecimento da atividade que pode ter implicações na oferta de nova habitação. Dados oficiais indicam que tanto a construção de edifícios como a engenharia civil contribuíram para esta desaceleração, num contexto de incerteza global e escassez de mão de obra. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), o índice de produção na construção cresceu 2,6% em agosto em termos homólogos, o que representa uma desaceleração de 0,4 pontos percentuais em relação a julho. A principal influência para este abrandamento veio do segmento da construção de edifícios, que aumentou 3,5%, uma taxa 0,5 pontos percentuais inferior à do mês anterior.



Artigos
5
A Universidade de Aveiro (UA), através da UACOOPERA, irá disponibilizar um leque alargado de horas de consultoria especializada destinadas a apoiar jovens empreendedores com ideias de negócio que necessitem de orientação para validar e implementar os seus projetos. No âmbito deste apoio, a UA irá disponibilizar um total de 240 horas de consultoria individualizada distribuir […] O conteúdo Universidade de Aveiro apoia empreendedores com horas de consultoria especializada aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

No final de novembro passado o desemprego caiu 5,4% no Alentejo, comparativamente com igual mês de 2024. Estavam registados nos Serviços de Emprego do Alentejo 16 107 indivíduos, menos 918 do que no mês homólogo de 2024, revela o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Face ao mês anterior (outubro) o desemprego aumentou no Alentejo […]

A "boutique" da Aston Martin na reformulada Marina de Cascais

Central de Compras da CIMAC já movimenta 4,4 milhões de euros e ganha peso na gestão pública do Alentejo Central. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Central de compras da CIMAC movimenta 4,4 milhões no Alentejo Central







