A DECO PROteste lançou uma plataforma que centraliza estas informações, incluindo os incentivos municipais, com o objetivo de capacitar os jovens na sua jornada habitacional. A plataforma "Quero Casa", desenvolvida pela DECO PROteste, foi reforçada com um novo simulador que permite aos jovens até 35 anos consultar, por município, os programas e incentivos disponíveis para a compra e arrendamento de casa.
Esta ferramenta agrega informações sobre subsídios diretos à renda ou reduções em taxas de licenciamento, complementando os apoios estatais já existentes.
Entre as medidas do Estado, destacam-se o programa Porta 65 Jovem, a isenção de IMT e Imposto do Selo para a compra da primeira casa (até 324.058 euros no continente), e a garantia pública no crédito à habitação. Esta última medida permite o financiamento bancário a 100% para a aquisição de imóveis até 450 mil euros, para jovens com rendimentos anuais inferiores a 83.696 euros.
A sua relevância é notória, tendo representado 13% do montante total de crédito à habitação concedido no primeiro trimestre de 2025.
Soraia Leite, da DECO PROteste, sublinha que "num mercado imobiliário com tantos desafios, é fundamental que [os jovens] tenham acesso fácil e centralizado a todas as informações".
A centralização de apoios estatais e municipais numa única plataforma visa simplificar um processo complexo e capacitar os jovens a tomar decisões mais informadas, aproveitando ao máximo os mecanismos disponíveis para mitigar a crise de acesso à habitação.













