Esta dinâmica, visível tanto em hotéis como no Alojamento Local, agrava a crise da habitação e evidencia a tensão entre o crescimento turístico e a acessibilidade para os residentes.

A realização da Web Summit em Lisboa serve como um exemplo claro do impacto do turismo nos preços do alojamento. O cofundador do evento, Paddy Cosgrove, queixou-se publicamente da “ganância” de alguns hotéis, que aumentaram os preços em mais de 100%, com casos a atingirem os 500% em comparação com a semana anterior. Em resposta, a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) justifica as subidas com a “lei da oferta e da procura”, afirmando que “em alturas de procura muito intensa, os preços sobem brutalmente”.

Esta tendência não se limita a eventos específicos.

Para a época do Natal e Fim de Ano, os hotéis no Algarve e noutras regiões do país já registam ocupações que rondam os 95%, apesar de um aumento médio de 15% nos preços.

A procura é impulsionada tanto por estrangeiros, como britânicos e alemães no Algarve e na Madeira, como pelo mercado nacional, que cada vez mais opta por celebrar a quadra festiva em hotéis.

Esta procura constante e os picos sazonais mantêm os preços elevados, impactando não só os turistas, mas também o mercado de arrendamento de longa duração, à medida que mais proprietários se sentem atraídos pela rentabilidade do alojamento de curta duração.