Prestações do crédito à habitação sobem pela primeira vez em quase dois anos
As famílias com crédito à habitação de taxa variável indexado às taxas Euribor a 3 e 6 meses enfrentarão um aumento na prestação mensal em dezembro, invertendo uma tendência de descida que se mantinha há quase dois anos. Esta alteração afeta mais de um terço dos contratos de crédito à habitação em Portugal, marcando o fim de um período de alívio financeiro para muitos proprietários. A subida deve-se ao facto de as médias das taxas Euribor em novembro, que servem de referência para as revisões de dezembro, terem sido superiores às dos períodos de referência anteriores (agosto para a Euribor a 3 meses e maio para a de 6 meses). Num exemplo de um empréstimo de 150 mil euros a 30 anos com um 'spread' de 1%, a prestação indexada à Euribor a 3 meses sobe 1,59 euros, enquanto a indexada à Euribor a 6 meses aumenta 1,30 euros. Embora os aumentos sejam ligeiros, são simbolicamente significativos por marcarem um ponto de viragem. Em contrapartida, os contratos indexados à Euribor a 12 meses ainda beneficiarão de uma descida, embora a menor desde julho do ano anterior, com uma poupança de cerca de 24 euros no mesmo cenário de empréstimo. As perspetivas de mercado, baseadas nos contratos 'forward', não antecipam que as taxas Euribor voltem a descer abaixo dos 2%, sugerindo que a tendência de agravamento das prestações se poderá acentuar a partir do verão de 2026, consolidando o fim do ciclo de alívio.



Artigos
3
"Estamos a encerrar uma semana curta, com os baixos volumes típicos desta época do ano. Com apenas três ou quatro sessões de negociação restantes, os mercados de ações apresentaram resultados decididamente positivos ", observa o Departamento de Análise do Bankinter.

A jornalista da CNN Portugal Isabel Loução Santos explica as razões para as subidas históricas dos metais preciosos como o ouro, a prata e a platina.

O fantasma dos alegados favores de Luís Montenegro ao grupo Solverde continua a atormentar o primeiro-ministro. Ainda não é desta que concurso internacional para a concessão dos casinos do Algarve, Espinho e Póvoa de Varzim produz efeitos.

As bolsas de Nova Iorque encerraram a primeira sessão após a pausa natalícia com quedas mínimas num dia de reduzido volume de negociação.







