O antigo Chefe do Estado-Maior da Armada destacou a importância de fomentar a oferta através da construção, elogiando em particular a aposta na construção modular como uma solução rápida e a preços controlados. Durante uma visita à Residência Universitária do Calhariz de Benfica e a um edifício de habitação acessível em construção, Gouveia e Melo qualificou a habitação como "um dos maiores problemas" do país, que "verdadeiramente aflige os portugueses". Elogiou a iniciativa da Junta de Freguesia de Benfica, liderada por Ricardo Marques (PS), pela sua "capacidade de resolver" problemas concretos através de projetos inovadores.

O candidato presidencial considerou que as medidas do Governo, que incluem desagravamentos fiscais para proprietários e construtores, são adequadas para promover não só a construção, mas também para incentivar os proprietários a colocarem as suas casas no mercado de arrendamento.

"É multifatorial, todas essas coisas têm que ser feitas ao mesmo tempo, e parece-me muito bem que essas coisas sejam feitas porque é um problema que todos nós vamos ter que resolver", afirmou.

A sua posição favorável à construção modular, que descreveu como sendo feita com "engenharia portuguesa" e permitindo "construir rapidamente a preços controlados", alinha-se com a procura de soluções inovadoras para aumentar a oferta de habitação de forma mais célere e económica, um dos principais desafios para resolver a crise atual.