O programa E-LAR visa financiar a substituição de equipamentos a gás, como fogões, fornos e esquentadores, por soluções elétricas mais eficientes, de classe A ou superior. O apoio é concedido através de vouchers, cujo valor pode chegar a cerca de 1.700 euros. Para famílias vulneráveis com tarifa social de energia, o vale pode atingir 1.683 euros, cobrindo despesas como a instalação e o transporte. Para os restantes consumidores, o apoio pode ir até 1.100 euros, mas não inclui IVA nem custos de instalação. Uma novidade desta segunda fase é a inclusão de uma nova despesa elegível para beneficiários da tarifa social: a remoção de equipamentos e selagem de tubagem de gás. A primeira fase do programa, lançada em outubro com 30 milhões de euros, esgotou em apenas seis dias após receber 40 mil candidaturas, gerando 228 reclamações no Portal da Queixa devido a uma “falha informática” que tornou a lista de fornecedores indisponível. Os fornecedores já qualificados na primeira fase devem manifestar interesse em manter-se no programa, cujo prazo de inscrição decorre até 31 de maio de 2026.
Governo Lança Segunda Fase do Programa E-Lar com Verba Reforçada
O Governo lançou a segunda fase do Programa E-LAR, destinado a apoiar a eficiência energética em edifícios, com uma dotação de 60,8 milhões de euros, mais do dobro da primeira edição. As candidaturas para os beneficiários abrem a 11 de dezembro, com o programa a incluir uma nova despesa elegível para famílias vulneráveis.



Artigos
4
TAP defende que ação deve ser apreciada pelo Tribubal Administrativo.

Entidade Nacional para o Setor Energético e a GNR detetam ilegalidades nos combustíveis. Associações têm alertado publicamente para a importação de gasolina e gasóleo, sobretudo pelas fronteiras terrestres.

O dinheiro das transferências 'normais' feitas desde 24 de dezembro só chegará às contas de destino na segunda-feira, 29 de dezembro, devido ao encerramento do sistema que as processa neste período do Natal, segundo o Banco de Portugal. A Lusa questionou o Banco de Portugal sobre o processo de transferências 'normais' (tecnicamente designadas por transferências 'a crédito'), dado que na imprensa internacional circulava a informação de que as transferências feitas nesta época estariam 'bloqueadas

Episódio especial do CTCP Podcast no âmbito do Roteiro para a Descarbonização da Fileira do Calçado, um projeto prestes a terminar, mas que deixa desafios transversais até o cluster do calçado. É dado um olhar para a descarbonização numa perspetiva de futuro, alinhado com o que foi feito até ao momento, através do convidado João […] O conteúdo CTCP Podcast: Roteiro para a Descarbonização da Fileira do Calçado aparece primeiro em Notícias de Aveiro.







