Crise da Habitação Agrava Desigualdades Geracionais em Portugal
Um estudo do Institute of Public Policy revela um agravamento da injustiça intergeracional em Portugal, com a crise da habitação a ser um dos principais fatores. O acesso dificultado à habitação, a sobrecarga das despesas e a crescente percentagem de jovens a viver com os pais são indicadores que demonstram um retrocesso estrutural na equidade entre gerações. O relatório, intitulado “Que Futuro Deixamos às Próximas Gerações?”, mostra que o Índice de Justiça Intergeracional (IJI) caiu de 0,50 em 2021 para 0,43 em 2023, numa escala de zero a um. A dimensão da habitação foi a que sofreu a degradação mais acentuada, com o seu indicador a cair de 0,46 em 2019 para apenas 0,23 em 2023. Segundo o coordenador do estudo, Paulo Trigo Pereira, este declínio é explicado pelo aumento contínuo da percentagem de jovens até aos 35 anos que vivem em casa dos pais e pela deterioração da acessibilidade, medida pela relação entre o preço dos imóveis e o rendimento. O economista critica o que considera ser um “certo fracasso nas políticas de habitação”, tanto dos governos anteriores como do atual, acusando-os de não compreenderem a “gravidade, do ponto de vista intergeracional, do problema”. Defende que a solução exige uma abordagem coordenada que inclua o fim dos vistos ‘gold’, a restrição do Alojamento Local em zonas de forte pressão e um maior dinamismo no mercado de arrendamento de longa duração, sublinhando que “não basta aumentar a oferta”.



Artigos
3
TAP defende que ação deve ser apreciada pelo Tribubal Administrativo.

Entidade Nacional para o Setor Energético e a GNR detetam ilegalidades nos combustíveis. Associações têm alertado publicamente para a importação de gasolina e gasóleo, sobretudo pelas fronteiras terrestres.

O dinheiro das transferências 'normais' feitas desde 24 de dezembro só chegará às contas de destino na segunda-feira, 29 de dezembro, devido ao encerramento do sistema que as processa neste período do Natal, segundo o Banco de Portugal. A Lusa questionou o Banco de Portugal sobre o processo de transferências 'normais' (tecnicamente designadas por transferências 'a crédito'), dado que na imprensa internacional circulava a informação de que as transferências feitas nesta época estariam 'bloqueadas

Episódio especial do CTCP Podcast no âmbito do Roteiro para a Descarbonização da Fileira do Calçado, um projeto prestes a terminar, mas que deixa desafios transversais até o cluster do calçado. É dado um olhar para a descarbonização numa perspetiva de futuro, alinhado com o que foi feito até ao momento, através do convidado João […] O conteúdo CTCP Podcast: Roteiro para a Descarbonização da Fileira do Calçado aparece primeiro em Notícias de Aveiro.







