Este dado, proveniente de um relatório do Conselho Europeu, confirma a grave crise de acessibilidade que afeta a capital portuguesa e que a coloca entre os locais mais inacessíveis para viver na Europa. A conclusão do relatório europeu, mencionada na cronologia dos principais acontecimentos de 2025, vem corroborar a perceção generalizada de que os custos da habitação em Lisboa se tornaram incomportáveis para a maioria dos rendimentos. A pressão sobre o mercado imobiliário, impulsionada por uma combinação de fatores como o turismo, o investimento estrangeiro e a oferta insuficiente, fez disparar os preços das rendas e da compra de casa para níveis insustentáveis. A situação é de tal forma crítica que se estima que seja necessário um salário de cerca de 3.000 euros para conseguir arrendar uma casa na capital sem comprometer excessivamente o orçamento familiar. Este desequilíbrio entre os salários praticados e o custo de vida, particularmente no que toca à habitação, não só dificulta a fixação de jovens e trabalhadores, como também agrava as desigualdades sociais. O reconhecimento desta realidade por uma entidade europeia confere uma dimensão externa a um problema que é sentido diariamente por milhares de lisboetas, sublinhando a urgência de políticas públicas eficazes para corrigir as distorções do mercado.
Relatório Europeu Confirma Lisboa como uma das Cidades Mais Caras para Habitar
Lisboa foi identificada, a par de Barcelona e Madrid, como uma das cidades da União Europeia onde os habitantes despendem a maior percentagem do seu salário para pagar a habitação.


Artigos
2
TAP defende que ação deve ser apreciada pelo Tribubal Administrativo.

Entidade Nacional para o Setor Energético e a GNR detetam ilegalidades nos combustíveis. Associações têm alertado publicamente para a importação de gasolina e gasóleo, sobretudo pelas fronteiras terrestres.

O dinheiro das transferências 'normais' feitas desde 24 de dezembro só chegará às contas de destino na segunda-feira, 29 de dezembro, devido ao encerramento do sistema que as processa neste período do Natal, segundo o Banco de Portugal. A Lusa questionou o Banco de Portugal sobre o processo de transferências 'normais' (tecnicamente designadas por transferências 'a crédito'), dado que na imprensa internacional circulava a informação de que as transferências feitas nesta época estariam 'bloqueadas

Episódio especial do CTCP Podcast no âmbito do Roteiro para a Descarbonização da Fileira do Calçado, um projeto prestes a terminar, mas que deixa desafios transversais até o cluster do calçado. É dado um olhar para a descarbonização numa perspetiva de futuro, alinhado com o que foi feito até ao momento, através do convidado João […] O conteúdo CTCP Podcast: Roteiro para a Descarbonização da Fileira do Calçado aparece primeiro em Notícias de Aveiro.







