Bosch investe 2 milhões de euros em Aveiro para reforçar produção de bombas de calor
A Bosch anunciou um novo investimento de dois milhões de euros na sua fábrica de Aveiro, destinado à produção de um novo modelo integrado de bomba de calor. Este reforço consolida a posição de Portugal como um polo estratégico na produção de tecnologias sustentáveis para a climatização de edifícios, um setor crucial para a eficiência energética do parque habitacional. A produção do novo equipamento, uma unidade interior com tanque integrado que simplifica a instalação, terá início em janeiro de 2026 e permitirá que a fábrica de Aveiro assuma a produção de equipamentos anteriormente fabricados na Alemanha e na Suécia. Este investimento insere-se num plano mais vasto de 100 milhões de euros que o grupo alemão está a aplicar na unidade aveirense até 2026, focado especificamente na área das bombas de calor. A expansão da capacidade produtiva irá gerar novos postos de trabalho, não só na linha de produção, mas também em áreas como a engenharia e a logística. Segundo Jónio Reis, administrador da Bosch em Aveiro, o investimento “demonstra a confiança do grupo Bosch no talento das nossas equipas” e permite à empresa manter-se “na vanguarda da tecnologia de bombas de calor”. A aposta em soluções mais eficientes e sustentáveis, como as bombas de calor que utilizam o refrigerante ecológico propano, está alinhada com as metas da transição energética e responde à crescente procura por alternativas aos sistemas de aquecimento baseados em combustíveis fósseis, contribuindo para a descarbonização do setor residencial.



Artigos
4
TAP defende que ação deve ser apreciada pelo Tribubal Administrativo.

Entidade Nacional para o Setor Energético e a GNR detetam ilegalidades nos combustíveis. Associações têm alertado publicamente para a importação de gasolina e gasóleo, sobretudo pelas fronteiras terrestres.

O dinheiro das transferências 'normais' feitas desde 24 de dezembro só chegará às contas de destino na segunda-feira, 29 de dezembro, devido ao encerramento do sistema que as processa neste período do Natal, segundo o Banco de Portugal. A Lusa questionou o Banco de Portugal sobre o processo de transferências 'normais' (tecnicamente designadas por transferências 'a crédito'), dado que na imprensa internacional circulava a informação de que as transferências feitas nesta época estariam 'bloqueadas

Episódio especial do CTCP Podcast no âmbito do Roteiro para a Descarbonização da Fileira do Calçado, um projeto prestes a terminar, mas que deixa desafios transversais até o cluster do calçado. É dado um olhar para a descarbonização numa perspetiva de futuro, alinhado com o que foi feito até ao momento, através do convidado João […] O conteúdo CTCP Podcast: Roteiro para a Descarbonização da Fileira do Calçado aparece primeiro em Notícias de Aveiro.







