Moedas desafia Governo a ceder imóveis públicos para habitação acessível em Lisboa
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, desafiou o Governo a transferir para a autarquia os imóveis públicos que pretende vender na capital, para que sejam utilizados na criação de mais habitação acessível. O apelo foi feito durante a cerimónia de entrega de 152 novas casas em regime de renda acessível, financiadas pelo PRR. Moedas criticou a intenção do Governo de alienar um conjunto de 16 edifícios e terrenos em Lisboa e no Porto, defendendo que estes ativos deveriam ser canalizados para resolver a crise habitacional em vez de serem vendidos em hasta pública. O autarca já solicitou formalmente a transferência de alguns edifícios, como o antigo edifício do Conselho de Ministros, para desenvolver projetos de habitação pública, nomeadamente para jovens, mas adiantou que ainda não obteve resposta. Esta posição surge num momento em que a autarquia destaca os seus próprios esforços, mencionando um investimento de 800 milhões de euros em habitação até 2028 e a entrega de 3.000 casas municipais desde o início do seu mandato. A proposta de Moedas representa uma alternativa à estratégia do Governo, que visa usar as receitas da venda dos imóveis para financiar políticas de habitação, e coloca a gestão do património do Estado no centro do debate sobre como aumentar a oferta de casas acessíveis na capital.

Artigos
2
Os preços dos bilhetes nos serviços CP vão aumentar, em média, 2,26% em 2026, mas o custo dos passes não vai ter alterações, anunciou a empresa.

Vídeo sobre obras na ferrovia Sines-Ermidas retirado do site da IP Infraestruturas de Portugal removeu um vídeo promocional relativo ao projeto da linha ferroviária entre Sines e Ermidas-Sado, após a publicação ter sido feita por lapso, segundo avançou o jornal Público. A gravação dava conta da entrada em funcionamento das estações técnicas previstas para aquele troço, cuja conclusão está apenas prevista para 2026. Estas […] O conteúdo Infraestrutura ferroviária em Sines sem validação final. aparece primeiro em Alentrium.

Da experiência no terreno à reflexão sobre as mudanças do sector, João Fonseca sublinha que a agricultura exige adaptação constante, conhecimento do território e decisões pensadas para lá do imediato.

A notícia sobre o investimento de 10 milhões de euros da Dunany Foods, em Samora Correia, foi a notícia do caderno de Economia mais vista da semana.







