Grandes Projetos Imobiliários Privados Avançam no Porto e no Algarve
O setor imobiliário privado continua a investir em grandes empreendimentos residenciais, com vários projetos a avançar em zonas de elevada procura como o Porto e o Algarve. Embora aumentem a oferta de habitação, estes projetos destinam-se maioritariamente a segmentos de mercado com maior poder de compra, focando-se em localizações premium e comodidades de luxo. No Porto, o Antas Atrium, considerado o maior projeto imobiliário da cidade, lançou a sua terceira fase, que contempla 136 novos apartamentos de tipologias T0 a T3, com preços a partir de 199.500 euros. O empreendimento, localizado nos terrenos do antigo Estádio das Antas, prevê um total de 1.150 apartamentos até ao final da década. Ainda na mesma cidade, o projeto Fernão Magalhães 127, um investimento de 150 milhões de euros da Avenue, entrou na sua fase final de construção pela Mota-Engil, com 334 apartamentos. Na Grande Lisboa, na Póvoa de Santa Iria, o KORI Vila Rio, da Teixeira Duarte, iniciou a construção de 91 apartamentos com preços a partir de 300.000 euros. No Algarve, o The Uncommon Beach Residences, em Vilamoura, começou a ser construído no início de 2025 e terá 92 apartamentos de tipologias T1 a T4, com preços a partir de 700.000 euros. Estes projetos destacam-se pela aposta na sustentabilidade, com certificações energéticas e hídricas, e pela oferta de amenities como piscinas, ginásios e espaços de coworking, refletindo uma resposta do mercado à procura por habitação de qualidade, mas com valores que não se enquadram na categoria de habitação acessível para a maioria da população.



Artigos
4
Quando o governo não tem a agilidade nem a vontade de segurar uma sede de um organismo tão importante, como a sede europeia de agência para startups, o que está a comunicar aos empreendedores e investidores é simples: este tema não está no topo da lista.

A FlixBus regista um aumento significativo da procura por viagens de autocarro no Natal e no Ano Novo, nomeadamente nas ligações internacionais para países como França, Luxemburgo e Suíça. O conteúdo Greves nos aeroportos fazem disparar procura por viagens de autocarro no Natal, revela FlixBus aparece primeiro em TNEWS.

Entre as soluções mais utilizadas para aquecer a casa, destacam-se as lareiras (27%), seguidas por aquecedores (23%) e ar condicionado (17%)

O valor mediano de avaliação bancária na habitação foi de 2060 euros por metro quadrado em novembro, um novo máximo histórico e mais 18,4% do que no período homólogo. Os valores mais elevados foram observados na Grande Lisboa e no Algarve, em apartamentos e moradias. Nos apartamentos, o valor mediano de avaliação bancária foi de […]






