Também em Constância, o orçamento de 13,1 milhões de euros para 2026 está centrado na conclusão de investimentos em curso, na promoção de habitação a custos acessíveis e na captação de fundos europeus. O presidente Sérgio Oliveira afirmou que o documento visa dar continuidade à estratégia de desenvolvimento, com um foco particular na resposta às necessidades habitacionais da população. A aposta destes municípios de média dimensão na habitação demonstra que a crise de acessibilidade é um problema nacional, exigindo respostas locais robustas, embora a sua execução esteja fortemente condicionada pela capacidade de garantir financiamento externo, nomeadamente através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Habitação Torna-se Prioridade nos Orçamentos Municipais de Alcanena e Constância
Os municípios de Alcanena e Constância aprovaram os seus orçamentos para 2026, colocando a habitação como uma das principais prioridades de investimento. Esta decisão reflete a crescente urgência da crise habitacional para além dos grandes centros urbanos, com as autarquias a mobilizarem recursos significativos, em grande parte dependentes de fundos comunitários, para aumentar a oferta de habitação a custos acessíveis. Em Alcanena, o orçamento para 2026, no valor de 57,1 milhões de euros, destina 24 milhões de euros (53% do investimento total) à habitação. O presidente da Câmara, Rui Anastácio, destacou que o concelho é “um dos municípios do país com maior investimento per capita em habitação”, sendo responsável por cerca de 12% da habitação a custos acessíveis em execução a nível nacional. Este esforço financeiro assenta maioritariamente em financiamento comunitário, que representa 62% da receita total do município.



Artigos
3
Quando o governo não tem a agilidade nem a vontade de segurar uma sede de um organismo tão importante, como a sede europeia de agência para startups, o que está a comunicar aos empreendedores e investidores é simples: este tema não está no topo da lista.

A FlixBus regista um aumento significativo da procura por viagens de autocarro no Natal e no Ano Novo, nomeadamente nas ligações internacionais para países como França, Luxemburgo e Suíça. O conteúdo Greves nos aeroportos fazem disparar procura por viagens de autocarro no Natal, revela FlixBus aparece primeiro em TNEWS.

Entre as soluções mais utilizadas para aquecer a casa, destacam-se as lareiras (27%), seguidas por aquecedores (23%) e ar condicionado (17%)

O valor mediano de avaliação bancária na habitação foi de 2060 euros por metro quadrado em novembro, um novo máximo histórico e mais 18,4% do que no período homólogo. Os valores mais elevados foram observados na Grande Lisboa e no Algarve, em apartamentos e moradias. Nos apartamentos, o valor mediano de avaliação bancária foi de […]






