O jogo, desenvolvido pela equipa de "Super Mario Odyssey", reinventa a fórmula de plataformas 3D com um foco na destruição de cenários.
As críticas são unânimes em considerar o jogo como o "verdadeiro produto-rainha do atual portefólio da Nintendo Switch 2" e "um dos grandes motivos para ter uma Switch 2".
A principal inovação reside na capacidade de destruir quase todo o ambiente, o que, segundo as análises, altera fundamentalmente a lógica da exploração e recompensa a criatividade do jogador.
A jogabilidade é descrita como um "collectathon à antiga", onde o objetivo é recolher bananas para desbloquear novas habilidades numa árvore de progressão.
O jogo introduz também transformações com capacidades únicas e um modo cooperativo com a personagem Pauline, que utiliza os novos sensores dos comandos Joy-Con.
Visualmente, é elogiado pela sua qualidade de imagem "impecável, limpa e clara" e pela fluidez, apesar de algumas quebras de 'framerate' em momentos mais caóticos.
Embora a história seja considerada simples e os bosses pouco desafiadores, a experiência é descrita como "extremamente divertida" e "difícil de largar".
A criatividade dos jogadores já foi demonstrada, com um fã a conseguir terminar o jogo sem apanhar uma única banana, um feito que sublinha a liberdade oferecida pela sua mecânica.