KPop Demon Hunters / Guerreiras do K-Pop (Filme)
O filme de animação "KPop Demon Hunters", intitulado "Guerreiras do K-Pop" em Portugal, afirmou-se como o grande fenómeno de popularidade do verão na Netflix, quebrando recordes históricos na plataforma de streaming. Lançado a 20 de junho, o filme manteve-se no top 10 dos mais vistos em 93 países, incluindo Portugal, durante pelo menos seis semanas. O sucesso da produção da Sony Pictures Animation, que narra a história de um trio feminino de K-Pop que combate demónios em segredo, foi de tal forma retumbante que, segundo a Netflix, se tornou "o filme de animação original mais visto de sempre" no serviço. Um artigo destacou um feito notável: o filme foi o primeiro a atingir um novo "pico de popularidade" na sua quinta semana após o lançamento, um comportamento atípico para conteúdos de streaming.
A popularidade da obra, que mistura ação, música e referências à cultura sul-coreana, levou a que a banda sonora também se tornasse um sucesso, com oito canções a figurarem na tabela "Billboard Hot 100" nos Estados Unidos.
O impacto cultural e comercial não passou despercebido à Netflix, que, segundo fontes do The Wrap, já tem "planos massivos para expandir o universo de KPop Demon Hunters", ambicionando transformá-lo num universo "ao nível da Disney".
A realizadora sul-coreana Maggie Kang afirmou ao The New York Times que a sua intenção era criar um filme que celebrasse a sua cultura e apresentasse "super-heroínas com as quais fosse mais fácil identificar-se".
Em resumoEm julho, "KPop Demon Hunters" consolidou-se como um fenómeno global, tornando-se o filme de animação mais visto de sempre da Netflix e gerando planos para a criação de uma nova grande franquia, impulsionado pela sua fusão de cultura K-Pop, ação e uma narrativa que cativou audiências em todo o mundo.
Artigos
5