O jogo de plataformas 3D, desenvolvido pelo mesmo estúdio de "Super Mario Odyssey", foi elogiado pela sua criatividade, jogabilidade polida e inovação mecânica.
A principal singularidade do título, destacada em várias críticas, é a sua aposta na destruição de cenários.
O jogador controla Donkey Kong num mundo onde "praticamente tudo é destrutível", o que permite uma exploração menos linear e incentiva soluções criativas para os desafios.
Uma análise descreve esta mecânica como "um sistema de destruição que quebra algumas convenções de game design".
O objetivo central é colecionar bananas, que funcionam de forma semelhante às luas em "Super Mario Odyssey", desbloqueando habilidades numa "skill tree".
O jogo introduz também transformações com capacidades únicas, como um super gorila ou uma avestruz, que podem ser ativadas de forma original, inclusive através do sensor de movimentos dos comandos Joy-Con, imitando um gorila a bater no peito. Apesar de alguns apontamentos sobre quebras de 'framerate' em momentos mais caóticos e batalhas com 'bosses' consideradas demasiado fáceis, o consenso geral é de que "Donkey Kong Bananza" é um "título de grande qualidade" e "extremamente divertido de jogar", sendo já um marco no catálogo da Switch 2.