A nova lesão do médio espanhol, vencedor da Bola de Ouro, representa um desafio para Pep Guardiola, que terá de encontrar soluções para o meio-campo durante, pelo menos, o próximo mês.

O azar voltou a afetar Rodri, que já tinha sofrido uma grave lesão no ligamento cruzado na época passada.

Desta vez, o problema surgiu durante o Mundial de Clubes, no jogo contra o Al Hilal.

O treinador Pep Guardiola confirmou a extensão da paragem em conferência de imprensa, estabelecendo um prazo para o regresso do jogador.

"O Rodri está a melhorar, mas sofreu uma grande lesão", afirmou o técnico, acrescentando: "espero que, depois da pausa para compromissos internacionais [em setembro], esteja verdadeiramente apto".

A esperança de Guardiola é que o médio possa disputar "alguns minutos nos próximos jogos", mas a prioridade é garantir uma recuperação completa para evitar recaídas.

"O mais importante é que não tenha dores, porque não queremos que volte lesionado. Tentamos, desesperadamente, evitar que isso aconteça", sublinhou.

A ausência de Rodri será sentida, obrigando o Manchester City a iniciar a defesa do título sem o seu principal pilar no meio-campo.

A sua paragem abrange as três primeiras jornadas da Premier League, com o regresso a estar previsto para o dérbi contra o Manchester United, a 14 de setembro, após a pausa para os jogos das seleções.