Samu, que era aposta de Francesco Farioli para o onze inicial, teve de ser substituído ainda na primeira parte, e a sua reação de desânimo no banco de suplentes, onde "acabou a chorar", evidenciou a frustração do jogador. O treinador italiano confirmou o impacto do sucedido, afirmando que "a lesão do Samu obrigou-nos a mudar os planos", forçando a entrada prematura de Luuk de Jong. As atualizações mais recentes confirmam que o avançado espanhol está "em tratamento" e, consequentemente, ficou "de fora das opções" para o jogo contra o Casa Pia, falhando os treinos de preparação. A ausência de Samu, mesmo que temporária, é um contratempo para a equipa, que contava com a sua mobilidade e capacidade de pressão na frente de ataque.
No entanto, o foco já está virado para a sua recuperação a tempo do primeiro grande jogo da temporada.
Um dos artigos destaca que o jogador "mantém esperança de jogar com o Sporting", fazendo uma publicação nas redes sociais com a data do clássico, um sinal de otimismo que contrasta com as imagens da sua saída em Barcelos.
A evolução do seu estado clínico nos próximos dias será, por isso, decisiva para as aspirações do FC Porto no importante duelo contra o rival de Alvalade.














