Esta dupla ausência força o treinador Francesco Farioli a procurar soluções alternativas e a reestruturar o setor defensivo para os próximos jogos.

Alberto Costa, titular na posição, lesionou-se e, segundo a imprensa desportiva, irá falhar um ciclo de cinco jogos importantes, que incluem os duelos com Nacional, Rio Ave, Arouca na Liga, e os embates europeus contra RB Salzburgo e Estrela Vermelha.

O seu regresso está previsto apenas para o clássico com o Benfica, a 5 de outubro. A situação agrava-se com a indisponibilidade de Martim Fernandes, o seu substituto natural, que também se encontra a recuperar de uma lesão, realizando tratamento e trabalho de ginásio. Perante este cenário, Farioli vê-se sem especialistas de origem para a posição.

A solução mais provável passa pela aposta em Pedro Lima, jovem contratado por empréstimo do Wolverhampton, que inicialmente estaria destinado à equipa B, mas que agora surge como o principal candidato a assumir a titularidade. Outras alternativas incluem adaptações, como a de Pepê, que já desempenhou a função em épocas anteriores, ou a promoção de João Moreira, da equipa B.

Esta situação inesperada testa a capacidade de adaptação do plantel e do técnico italiano logo no início da temporada.