A saída do internacional camaronês surge após este ter perdido a titularidade e reflete as mudanças na baliza promovidas pelo treinador Ruben Amorim.

A perda de protagonismo de Onana em Old Trafford, com Altay Bayindir a assumir-se como titular neste início de Premier League e a recente contratação de Senne Lammens a aumentar a concorrência, precipitou a sua saída. O acordo de cedência, que não inclui opção de compra, permitirá ao Manchester United poupar cerca de 4,3 milhões de euros em salários, que serão integralmente suportados pelo Trabzonspor. Em conferência de imprensa, Ruben Amorim explicou os motivos da mudança na baliza, afirmando: «Poderia ser (considerada a permanência de Onana), mas acho que, como clube, entendemos que era necessária uma mudança.

[...] A nossa ideia era mudar os guarda-redes».

Embora o jogador preferisse lutar por um lugar em Manchester, a chegada de Lammens alterou os seus planos.

Contratado em 2023 por aproximadamente 50 milhões de euros, Onana entra na sua terceira época no clube com o futuro indefinido.

Na Turquia, terá a oportunidade de relançar a carreira com a titularidade regular, sucedendo a Ugurcan Çakir, que rumou ao Galatasaray.